A equipe Brawn GP, que lidera a temporada de 2009 da Fórmula 1, vê a Red Bull como sua maior rival, disse o proprietário Ross Brawn após o GP de domingo em Barcelona.

CARREGANDO :)

"Eles são uma equipe muito forte, um bom grupo de pessoas, bons pilotos, então me parece no momento que eles sejam o principal desafio para nós", afirmou Brawn, que comemorou uma dobradinha de seus pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello na Espanha. Foi a quarta vitória de Button em cinco provas disputadas.

Os dois pilotos da Red Bull vieram logo em seguida -- Mark Webber em terceiro e Sebastian Vettel em quarto.

Publicidade

"Outras equipes vão ir e vir durante a temporada, mas em termos de desafio de longo prazo a Red Bull parece muito forte", disse Brawn.

Vettel largou na primeira fila, ao lado de Button, e teria disputado a vitória se não tivesse sido ultrapassado na largada por Felipe Massa, da Ferrari. O alemão passou a maior parte da corrida atrás do brasileiro.

"Se Vettel tivesse pista limpa, teria nos dado muito trabalho", disse Brawn. "Ele teve muita coisa na mão e simplesmente não conseguiu usar, e foi a segunda corrida em que ele não pôde demonstrar tudo o que é capaz de fazer."

Vettel, que venceu na China em dobradinha da Red Bull, havia se chocado com Robert Kubica (BMW) na corrida da Austrália, quando disputava o segundo lugar.

Brawn disse que o sucesso da sua estreante equipe se deve em parte ao seu status independente e à sua luta pela sobrevivência.

Publicidade

"Não temos uma fábrica em cima da gente, estamos fazendo por nós mesmos, então há um pouco de liberdade nisso, e talvez por isso a equipe esteja brilhando. Estamos lutando com unhas e dentes para ganhar cada corrida e fazer o melhor trabalho possível."

Ele elogiou o espírito de união da equipe, que segundo ele funciona "como um relógio". Mas fez um alerta: "Todos nós sabemos que o destino está logo virando a esquina, por isso estamos sendo cautelosos".