Em uma corrida que teve boas disputas por outras posições, a liderança foi praticamente de ponta a ponta de um só piloto, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que venceu neste domingo (19) o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 e abriu vantagem na classificação geral rumo ao tricampeonato mundial.
Pole position no circuito internacional em Sakhir, o atual campeão manteve a ponta na largada e só a deixou quando foi para os boxes. A segunda posição foi do surpreendente Kimi Raikkonen (Ferrari), que ousou ao usar pneus médios na primeira troca, terminou a prova com macios e impediu a dobradinha da Mercedes, relegando Nico Rosberg para o terceiro lugar com uma ultrapassagem na penúltima volta. Fora do pódio pela primeira vez no ano, o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), ficou apenas em quinto, atrás ainda do também finlandês Valtteri Bottas (Williams). Com isso, o tetracampeão caiu para terceiro no campeonato, com 65 pontos, atrás de Rosberg, que foi a 66. Hamilton disparou na liderança, com 93.
Para os brasileiros, a prova do Bahrein não foi das melhores. Felipe Massa teve problemas em sua Williams, que ficou parada antes da volta de apresentação, largou dos boxes e foi décimo colocado. Felipe Nasr (Sauber) ficou em 12º.
Massa agora está em quinto lugar na temporada, com 31 pontos, atrás também de Raikkonen, enquanto Nasr desceu um degrau e é oitavo, com 14.
A corrida em Sakhir foi movimentada antes mesmo que as luzes vermelhas se apagassem para a largada. O britânico Jenson Button sequer tirou sua McLaren da garagem devido a problemas mecânicos. O fim de semana só não foi pior para a equipe porque o espanhol Fernando Alonso conseguiu a 11ª colocação, sua melhor em 2015.
Com os carros alinhados para a volta de apresentação, a Williams de Massa ficou parada, o brasileiro começou o GP dos boxes, e sua vaga no grid ficou fazia.
Após a disputa de um GP na Oceania e três na Ásia, a Fórmula 1 iniciará agora a temporada europeia. A primeira corrida no Velho Continente acontecerá em Barcelona, na Espanha, no dia 10 de maio.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
“Macron sabota o Brasil com mentiras ambientais e Lula não faz nada”, diz Bolsonaro