A adoção do sistema Kers, que transforma o atrito da frenagem em energia extra para os carros, tem despertado preocupações com a segurança dos pilotos da Fórmula 1 nesta temporada.

CARREGANDO :)

Teme-se que equipes de resgate hesitem em realizar procedimentos de emergência em caso de acidente grave, já que alguns carros ficam carregados com um sistema elétrico de alta voltagem.

O circuito permanece carregado por cerca de 1 segundo após a parada do carro, e a questão veio à tona quando um mecânico da BMW sofreu um choque ao tocar no carro, durante testes no ano passado.

Publicidade

"Obviamente, se houver um acidente grande, precisamos de um ótimo atendimento médico, e muito rápido", disse o piloto australiano Mark Webber, da Red Bull, em entrevista coletiva na sexta-feira. "Isso já foi mencionado há algum tempo e gostaríamos que fosse resolvido."

A importância do atendimento imediato na Fórmula 1 foi dramaticamente explicitada em 1995, quando o finlandês Mika Hakkinen sofreu um gravíssimo acidente no GP da Austrália e foi salvo graças a uma traqueotomia de emergência feita pelo médico Sid Watkins.