A Toro Rosso anunciou nesta segunda-feira (21) o russo Daniil Kvyat para completar sua dupla de pilotos para a temporada 2014 da Fórmula 1. Kvyat, de apenas 19 anos, vai substituir o australiano Daniel Ricciardo, que defenderá a Red Bull no próximo ano, e formar parceria com o francês Jean-Eric Vergne.
O russo foi formado no programa de jovens pilotos da Red Bull, que utiliza a Toro Rosso como equipe satélite, e disputou a GP3 e a F3 Europeia nesta temporada. Na primeira, ele é o vice-líder do campeonato. E, na segunda categoria, o esportista da Rússia não soma pontos por ser convidado.
"Estamos satisfeitos em poder continuar com nossa política de buscar pilotos no programa da Red Bull. Daniil é um piloto muito talentoso, o que pode ser conferido em seus resultados em todas as categorias juniores. Neste ano, ele ainda pode ser campeão da GP3", afirmou Franz Tost, chefe de equipe da Toro Rosso.
Kvyat teria surpreendido a Toro Rosso durante o teste de jovens pilotos realizado no Circuito de Silverstone, em julho deste ano. "É uma notícia fantástica, é um sonho que se torna realidade. Eu quero agradecer a Red Bull e a Toro Rosso por me dar esta oportunidade que não tem preço. Desde que comecei no Kart, meu sonho é ir para a Fórmula 1 e agora isso vai realmente acontecer na próxima temporada", comemorou o piloto russo.
O anúncio da Toro Rosso surpreendeu nesta segunda-feira porque antes da confirmação de Kvyat o mais cotado para assumir a vaga de Ricciardo era o português Antônio Félix da Costa, da Formula Renault. Nas últimas semanas até Felipe Massa havia sido cogitado para ficar com este posto.