Líder
Vettel sonha com 1ª vitória
Atual campeão mundial, o alemão Sebastian Vettel venceu quatro das cinco etapas deste ano e passou a ser o grande favorito ao título. Agora, quer aproveitar a ótima fase para conquistar a sua primeira vitória em Mônaco.
Vettel já disputou o tradicional GP três vezes e esteve perto de ganhar no ano passado, quando foi superado apenas pelo companheiro de Red Bull, o australiano Mark Webber. "Ganhar aqui é algo especial. A pista é única e a tradição fantástica. Essas ruas estreitas e a vista para o Mar Mediterrâneo são insuperáveis. Seria muito especial colocar o meu nome ao lado dos vencedores do passado, que são heróis da Fórmula 1", afirmou Vettel.
Apesar de a Red Bull ter o melhor carro, o alemão lembrou que isso não é suficiente para ganhar no circuito de rua. "Essa pista é diferente de todas. Para ganhar aqui, todas as peças têm de estar no lugar certo."
Para chegar à sonhada vitória, Vettel sabe que precisa de bom resultado na sessão de classificação, hoje. Na quinta-feira, ele viu a evolução dos rivais e conseguiu apenas o quinto tempo nos treinos livres.
O piloto da Red Bull, que largou na frente em quatro das cinco provas já disputadas, sabe que em Mônaco a posição no grid é ainda mais importante: "Como ultrapassar não é muito popular por aqui, quanto mais na frente você largar, melhor". (AE)
Montecarlo - "Largar na pole position em Mônaco é meio caminho para a vitória". Essa expressão já virou tão clichê na F1 quanto o famoso "quem não faz, toma" do futebol. Mas é inegável que o treino classificatório da sexta etapa do campeonato, que será disputado hoje, a partir das 9 h, é o mais aguardado da temporada até agora.
Tamanha expectativa é justificada pelo surpreendente desempenho de Fernando Alonso nos treinos livres de quinta-feira em Mônaco, não há atividades de pista na sexta. Com os pneus supermacios, o espanhol foi o mais rápido no segundo treino livre, batendo os rivais apontados como favoritos, Sebastian Vettel, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da McLaren.
Mas o próprio Alonso tratou de descartar o favoritismo. "Sabemos que a Red Bull nunca mostra toda sua força nos treinos livres", disse. Ainda assim, era nítido ver que o ferrarista, em conversa no motorhome da equipe, estava animado.
O momento para uma reação da escuderia de Maranello não poderia ser melhor: o time mergulhou em uma crise após o fiasco em Barcelona, onde Alonso, mesmo correndo em casa e fazendo uma largada espetacular, ficou apenas em quinto e chegou a tomar uma volta da Red Bull.
O diretor-técnico Aldo Costa foi o primeiro "guilhotinado", e uma vitória em Mônaco aliviaria o ambiente. Mas novamente Alonso trata de conter a euforia. "As características únicas deste circuito nos ajudam", afirmou, citando que o problema crônico do carro é a falta de aderência por causa de um projeto aerodinâmico. Como no Principado as curvas são de baixa velocidade, o defeito acaba mascarado.
Além disso, o companheiro de equipe Felipe Massa disse que a Ferrari se comporta bem com os pneus supermacios, usados pela primeira vez no ano. "Achei que a adaptação foi boa e estaremos mais competitivos", disse, demonstrando claro otimismo. Para o brasileiro, esta prova também será decisiva, a fim de apagar a má imagem do último GP, no qual tinha dificuldades para se manter na zona da pontuação antes de abandonar. Em 2008, ele conquistou a pole position em Montecarlo a última do time italiano na pista.
O treino classificatório também terá como atrativo o comportamento dos pilotos com os pneus supermacios. Há quem compare os compostos aos antigos de classificação, que fizeram história com Ayrton Senna e suas poles nos anos 80. O fã da F1 terá no treino de hoje a chance de ver o talento de campeões como Vettel, Hamilton e Alonso colocado em prova no extremo limite do carro.
A missão é tirar o máximo de um pneu em uma única volta, passando a centímetros do guard rail e evitando o tráfego, outro grave problema nesta pista. Em Mônaco, o carro também é importante, porém, mais do que em qualquer outro circuito, é a grande chance do ano para quem é bom de braço.
Ao vivo
Treino classificatório do GP de Mônaco, às 9 h, na RPC TV.
Deixe sua opinião