O alemão Sebastian Vettel quebrou a série negativa da Red Bull no circuito de Monza neste sábado (10) ao cravar sua 10º pole position na temporada. O líder do campeonato terá a companhia de Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren, no grid de largada do GP da Itália. Felipe Massa sairá em 6º.
Com o resultado, Vettel encerrou um jejum de bons resultados da sua equipe na etapa italiana. A Red Bull nunca conseguiu largar na primeira fila em Monza. Em seis corridas disputadas, desde a estreia na etapa em 2005, a equipe não superou o terceiro lugar de Mark Webber em 2008. No domingo, Vettel buscará a primeira vitória da Red Bull na pista italiana.
Para tanto, o atual campeão deu o primeiro passo neste sábado ao cravar o tempo de 1min22s275, desbancando os rivais da McLaren, considerados os favoritos em Monza pelos próprios pilotos da Red Bull. Melhor do dia na sexta-feira, Hamilton chegou a liderar a primeira sessão do treino, mas ficou para trás no Q2 e no Q3.
Grande esperança da fanática torcida italiana, Fernando Alonso levou a Ferrari ao quarto posto na largada. Massa garantiu o sexto lugar, depois de um desempenho discreto nas três sessões do treino.
Bruno Senna, por sua vez, voltou a surpreender neste sábado ao avançar novamente à última sessão do treino, na briga pela pole. Ele já havia alcançado o sétimo lugar no grid da Bélgica, há duas semanas, em sua estreia pela equipe Renault.
O brasileiro entrou na disputa somente nos instantes finais da segunda sessão do treino, por uma diferença de apenas seis milésimos. Desta vez, porém, Senna optou por não entrar na pista na terceira sessão e ficou com o décimo lugar.
Rubens Barrichello oscilou no início e quase foi eliminado na primeira parte do treino. Só escapou do corte ao fazer uma boa volta no final. Contudo, não conseguiu acompanhar o ritmo dos demais na segunda sessão e, com o 13º tempo, ficou fora da briga pelas primeiras colocações do grid.
A corrida em Monza, última etapa da Europa nesta temporada, será disputada a partir das 9 horas deste domingo (horário de Brasília).
Veja o grid completo de largada:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min22s275
2º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min22s725
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min22s777
4º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min22s841
5º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s972
6º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min23s188
7º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), 1min23s530
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min23s777
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min24s477
10º. Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), Sem tempo no Q3
11º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), 1min24s163
12º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min24s209
13º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min24s648
14º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), 1min24s726
15º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min24s845
16º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min24s932
17º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min25s065
18º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min25s334
19º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), 1min26s647
20º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), 1min27s184
21º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), 1min27s591
22º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), 1min27s609
23º. Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth), 1min28s054
24º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth), 1min28s231
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
Frases da Semana: “Somos tratados com furiosa obsessão negativa”
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Deixe sua opinião