O alemão Sebastian Vettel fechou na liderança a segunda sessão de treinos livres para o GP da Europa de Fórmula 1, nesta sexta-feira (22), em Valência, e terminou o primeiro dia de trabalhos no circuito espanhol na frente. O piloto da Red Bull cravou o tempo de 1min39s334.
Vettel havia sido o segundo mais rápido na sessão inicial, liderada pelo venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, mas conseguiu melhorar bem a marca de 1min40s973 obtida pela manhã.
Além da boa performance de Maldonado no primeiro treino, a equipe inglesa teve mais um motivo para comemorar ao ver o brasileiro Bruno Senna ficar com a quinta colocação na tarde espanhola.
O piloto abriu espaço para o finlandês Valtteri Bottas na primeira sessão do dia, e acabou iniciando os trabalhos em grande estilo na segunda parte dos treinos ao cravar 1min39s644. Antes de entrar na pista, ele havia dito que esperava por um resultado "mais forte" nesta etapa do Mundial, após amargar duas corridas decepcionantes.
Senna foi um dos principais destaques da surpreendente sessão, que viu a grande maioria dos protagonistas da F1 ficar para trás. O alemão Nico Hulkenberg, da Force India, brilhou ao fechar o dia na segunda colocação, assim como o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, e o veterano Michael Schumacher, da Mercedes, também exibiram força no circuito de rua com as respectivas terceira e quarta posições.
Felipe Massa voltou a decepcionar com a Ferrari. Apenas o 14.º no primeiro treino, ele melhorou o tempo no segundo, mas a nova marca o fez fechar o dia apenas em 15.º lugar. O brasileiro andou de novo bem distante do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, que desta vez ficou com a sétima posição, depois de ter obtido o quinto tempo pela manhã.
O escocês Paul Di Resta, da Force India, conseguiu o sexto posto, se colocando entre Bruno Senna e Alonso, enquanto o francês Romain Grosjean, da Lotus, o australiano Mark Webber, da Red Bull, e o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, fecharam, nesta ordem, o grupo dos dez mais bem colocados.
O inglês Lewis Hamilton, que lidera o Mundial, foi apenas o 14.º da segunda sessão livre. Ele foi superado pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, pelo companheiro de McLaren, Jenson Button, e por Maldonado, respectivos 11.º, 12.º e 13.º colocados.
A terceira e última sessão de treinos livres em Valência será disputada neste sábado, dia em que os pilotos farão a sessão classificatória para definição do grid de largada a partir das 9 horas (de Brasília), mesmo horário da corrida no domingo. A pista espanhola receberá a oitava etapa deste Mundial de F1.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião