Com o alemão Sebastian Vettel cravando mais uma pole position na temporada, o treino classificatório do GP da Bélgica, neste sábado (27), teve como principal destaque o brasileiro Bruno Senna. O sobrinho de Ayrton Senna, correndo pela primeira vez com a Renault, ficou sempre entre os mais rápidos e vai largar na sétima posição em Spa-Francorchamps. O melhor piloto do Brasil no grid será Felipe Massa, em quarto. Na frente dele, o inglês Lewis Hamilton, segundo, e o australiano Mark Webber, aniversariante do dia, que foi terceiro mais rápido. Rubens Barrichello larga em 14.º
Com o tempo de 1min48s298, Vettel foi quase meio segundo mais rápido que Hamilton, que fez 1min48s730. Também Webber, com 1min49s376, conseguiu correr abaixo de 1min50s. Massa cravou 1min50s256.
Fernando Alonso, companheiro de Massa na Ferrari, vai largar apenas em oitavo. Já o russo Vitaly Petrov, titular da Renault, sai em décimo, três posições atrás de Senna. Nico Rosberg (quinto) Jaime Alguersuari (sexto) e Sergio Perez (nono) completam os dez primeiros lugares no grid.
Logo no primeiro minuto de treino, a roda direita traseira da Mercedes de Michael Schumacher se soltou, o alemão perdeu o controle do carro e bateu no muro. Sem marcar tempo, vai ter que se contentar em largar na última posição na Bélgica justo no GP em que ele comemora 20 anos desde sua estreia na Fórmula 1.
O treino começou com pista molhada, mas ela foi secando com o passar dos primeiros minutos do Q1. Já na segunda metade desta primeira parte do classificatório, uma chuva caiu sobre Spa-Francorchamps, sem, contudo, atrapalhar qualquer favorito. Além das Hispania e dos carros da Virgin, também ficaram pelo caminho, sem avançar ao Q2, a Lotus de Jarno Trulli e a Force India e Paul di Resta.
Na segunda etapa do treino, a pista foi secando e os tempos melhorando volta após volta. Rubens Barrichello, em sua última tentativa, foi atrapalhado por Heikki Kovalainen, perdeu tempo, e acabou apenas em 14.º, duas posições à frente de seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado. Dentre os favoritos, a decepção foi Jenson Button, que ficou apenas em 13.º com a McLaren. Ele havia sido o mais rápido do Q1.
No fim do Q2, já na reta, poucos metros antes da linha de chegada, Lewis Hamilton e Pastor Maldonado se tocaram. Pelo rádio, o britânico reclamou bastante do venezuelano.
Na última etapa do treino, com a pista ficando cada vez mais rápida, os tempos foram baixando e Vettel levou a melhor. Senna, que chegou a ficar com o quinto tempo, acabou terminando em sétimo.
Maldonado
O venezuelano Pastor Maldonado foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada do GP da Bélgica de Fórmula 1, após a disputa do treino classificatório deste sábado. Dono do 16º tempo, o piloto da Williams vai sair da 21ª colocação na corrida deste domingo.
Maldonado perdeu as posições por conta de um incidente que começou com um toque de Lewis Hamilton em seu carro, durante a segunda sessão do treino. Na sequência, o venezuelano teria respondido com uma fechada sobre o inglês, que não deixou barato e jogou sua McLaren sobre o carro do venezuelano.
Hamilton, que levou apenas uma advertência, se defendeu, mas evitou polemizar sobre o episódio. "Terei que dar uma olhada no vídeo. Os carros da Williams estavam devagar. Eu tentei e consegui fazer a ultrapassagem. Depois eu vi Maldonado se aproximar muito rápido. Ele atravessou na minha frente e danificou minha asa dianteira", comentou o inglês. Maldonado manteve a cautela e disse que vai analisar o vídeo do incidente para entender o que aconteceu. "Ele reduziu muito a velocidade no final da sessão e eu tentei passá-lo. Aí senti que ele tocou a traseira do meu carro. Não sei exatamente o que aconteceu. Foi um momento difícil", declarou o venezuelano, antes de saber da punição.
Com a perda de posições, Heikki Kovalainen, Paul di Resta, Jarno Trulli, Timo Glock e Jerome D'Ambrosio ganharão uma colocação cada no grid da Bélgica
Confira o grid de largada do GP da Bélgica:
1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min48s2982.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min48s7303.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min49s3764.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min50s2565.º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min50s5526.º - Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min50s7737.º - Bruno Senna (BRA/Renault), 1min51s1218.º - Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min51s2519.º - Sergio Perez (MEX/Sauber), 1min51s37410.º - Vitaly Petrov RUS/Renault), 1min52s303---------------------------------------11.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) 12.º - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) 13.º - Jenson Button (ING/McLaren) 14.º - Rubens Barrichello (BRA/Williams)15.º - Adrian Sutil (ALE/Force India) 16.º - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)17.º - Paul di Resta (ESC/Force India) ----------------------------------------18.º - Jarno Trulli (ITA/Lotus)19.º - Timo Glock (ALE/Virgin) 20.º - Jerome d'Ambrosio (BEL/Virgin)21.º - Pastor Maldonado (VEN/Williams) 22.º - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) 23.º - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) 24.º - Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Alcolumbre e Motta assumem comando do Congresso com discurso alinhado a antecessores
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Testamos o viés do DeepSeek e de outras seis IAs com as mesmas perguntas; veja respostas
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião