O alemão Sebastian Vettel pode conquistar o título antecipado do campeonato no circuito de Suzuka, no Japão| Foto: EFE/EPA/DIEGO AZUBEL

Sebastian Vettel tem neste domingo (13) o seu primeiro "match point" para assegurar a conquista do tetracampeonato da Fórmula 1. Líder disparado do campeonato, o piloto alemão da Red Bull pode garantir o título antecipado já no GP do Japão, 15ª das 19 etapas do calendário, cuja largada será às 3 horas (horário de Brasília), no circuito de Suzuka.

CARREGANDO :)

Depois de vencer as quatro últimas etapas (Bélgica, Itália, Cingapura e Coreia do Sul), Vettel chegou aos 272 pontos, com 77 de vantagem na liderança do campeonato - o segundo colocado é o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Assim, tem possibilidades matemáticas de assegurar o título já neste domingo, para ser campeão pelo quarto ano seguido.

Para isso, Vettel precisa vencer a corrida deste domingo em Suzuka e torcer para Alonso terminar a prova em nono lugar ou em uma posição ainda pior. Assim, o alemão de apenas 26 anos se juntaria ao compatriota Michael Schumacher e ao argentino Juan Manuel Fangio como os únicos pilotos que já faturaram quatro título seguidos na Fórmula 1.

Publicidade

A única ameaça ao título de Vettel é Alonso. Mas o próprio chefe da equipe Ferrari, Stefano Domenicali, já admitiu que o alemão será o campeão da temporada, tratando de parabenizá-lo durante a semana. Vice-líder do campeonato, o piloto espanhol prometeu lutar até o fim para desbancar o rival alemão, reconhecendo, porém, que será muito difícil.

Grande vantagem

Nos treinos livres de sexta-feira (11), Vettel já mostrou sua superioridade sobre os rivais, ao ser o único piloto a andar abaixo de 1min34 em Suzuka. Do outro lado, Alonso não escondeu a insatisfação com a performance do carro da Ferrari, que o deixou apenas com o 10º melhor tempo, atrás até mesmo do companheiro, o brasileiro Felipe Massa. "Temos de estar à frente de alguns carros. Equipes como a Toro Rosso e a McLaren não podem estar na nossa frente, como aconteceu", reclamou Alonso, referindo-se às escuderias que estão longe da briga pelo título do Mundial de Construtores, mas que fizeram melhores tempos do que a Ferrari nos treinos livres de sexta-feira no circuito de Suzuka.

Menos incisivo, Massa se limitou a dizer que "há muitos carros mais competitivos" do que a Ferrari no Japão - o que, em tese, facilita a vida de Vettel para conseguir a vantagem decisiva para ser campeão já neste domingo. "Espero um carro mais rápido, o que nos permitirá brigar com quem está na nossa frente", afirmou o brasileiro.

Possível ameaça a mais uma vitória de Vettel, o inglês Lewis Hamilton ficou satisfeito com a performance do carro da Mercedes em Suzuka, após fazer o quarto melhor tempo nos treinos livres de sexta-feira. Mas ele reconheceu a vantagem da Red Bull para a disputa do GP do Japão. "É claro, nós gostaríamos de estar mais competitivos", afirmou.

Publicidade

Quem também pode atrapalhar os planos de Vettel, adiando a conquista do "match point" (ponto final do tênis, que define uma partida), é o finlandês Kimi Raikkonen. Terceiro colocado do campeonato com 167 pontos, ele parece satisfeito com o rendimento da sua Lotus em Suzuka. "O carro estava muito bom hoje (sexta-feira)", comemorou o piloto.