• Carregando...
O tetracampeão Sebastian Vettel comemora a vitória no GP dos EUA - a oita seguida na temporada: caçador de recordes. | Reuters/Mike Stone
O tetracampeão Sebastian Vettel comemora a vitória no GP dos EUA - a oita seguida na temporada: caçador de recordes.| Foto: Reuters/Mike Stone

Sebastian Vettel vai fazendo história a cada prova que disputa na Fórmula 1. Campeão antecipado da temporada, ele ganhou neste domingo o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, e somou a sua oitava vitória seguida, escrevendo o nome em um novo capítulo do livro dos recordes da categoria. Em 2004, Michael Schumacher venceu sete corridas consecutivas. Como tem sido comum, o alemão da Red Bull não foi ameaçado na corrida e venceu de ponta a ponta.

Vettel conquistou o título antecipado da temporada, o seu quarto seguido na Fórmula 1, no GP da Índia, disputado no dia 27 de outubro. Mas não diminuiu o ritmo, atrás de novas vitórias e de recordes. Assim, ganhou também em Abu Dabi e agora nos Estados Unidos. Falta apenas a etapa do Brasil, marcada para o próximo domingo, no circuito de Interlagos, em São Paulo, para ele fechar o campeonato com chave de ouro.

O domínio de Vettel na temporada pode ser traduzido em números. Neste domingo, ele somou a sua 12ª vitória em 18 etapas disputadas no ano, sendo a oitava seguida. No total, já contabiliza 372 pontos, com enorme vantagem para o segundo colocado da classificação, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que ficou em quinto lugar em Austin e tem agora 227 pontos - assegurou, com isso, a conquista do vice-campeonato.

Com o resultado em Austin, Vettel também é agora o maior vencedor de provas seguidas numa única temporada. E pode igualar o recorde do italiano Alberto Ascari, que ganhou nove vezes consecutivas entre 1952 e 1953. O alemão de 26 anos manteve ainda a chance de repetir outra façanha do compatriota Michael Schumacher, dono do maior número de vitórias num campeonato da Fórmula 1, ao ser o primeiro colocado em 13 etapas também na temporada de 2004.

Na segunda edição da prova no Circuito das Américas, o primeiro na história do GP dos Estados Unidos construído especificamente para receber a Fórmula 1, Vettel saiu na pole position e sustentou a liderança com tranquilidade. Ainda na largada, o australiano Mark Webber, também da Red Bull, foi ultrapassado pelo francês Romain Grosjean (Lotus) e pelo inglês Lewis Hamilton (McLaren), caindo para a quarta colocação.

Como está na Red Bull, dona do melhor carro da Fórmula 1 na atualidade - a equipe já é a campeã antecipada do Mundial de Construtores -, Webber não demorou muito para ultrapassar Hamilton e subir para a terceira colocação na corrida. Mas não teve a mesma sorte na dura batalha com Grosjean, que conseguiu se manter em segundo lugar e evitou uma nova dobradinha do piloto australiano com o seu companheiro Vettel.

Preocupado com a performance do carro da Ferrari no treino de classificação no sábado - ficou apenas em 13º lugar no grid -, Felipe Massa já temia uma prova "desastrosa" em Austin. E foi realmente o que aconteceu. O piloto brasileiro não conseguiu andar entre os 10 primeiros colocados durante as 56 voltas e terminou a corrida na 13ª posição - mas herdou o 12º posto com a punição de 20 segundos ao francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, que foi responsabilizado pelo acidente com o mexicano Esteban Gutiérrez, da Sauber, na última volta. Agora Massa parte para o GP do Brasil, quando vai se despedir da equipe italiana.

Uma das atrações do GP dos Estados Unidos foi o finlandês Heikki Kovalainen. Aos 32 anos, o veterano piloto estava sem disputar uma corrida de Fórmula 1 desde o final da temporada passada, mas foi chamado pela Lotus para substituir o compatriota Kimi Raikkonen, afastado das duas últimas etapas do campeonato por causa de uma cirurgia nas costas. E ele teve performance discreta em Austin, terminando apenas em 15º lugar.

Confira o resultado do GP dos Estados Unidos:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h39min17s148

2) Romain Grosjean (FRA/Lotus) - a 6s284

3) Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 8s396

4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - a 27s358

5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 29s592

6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - a 30s400

7) Sergio Pérez (MEX/McLaren) - a 46s692

8) Valtteri Bottas (FIN/Williams) - a 54s509

9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 59s141

10) Jenson Button (ING/McLaren) - a 1min17s278

11) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1min21s004

12) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min26s914

13) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) - a 1min31s707

14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a 1min35s063

15) Paul di Resta (ESC/Force India) - a 1min36s853

16) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 1min44s574

17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 1 volta

18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) - a 1 volta

19) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) - a 1 volta

20) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 1 volta

21) Max Chilton (ING/Marussia) - a 2 voltas

Não completou:

Adrian Sutil (ALE/Force India)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]