O alemão Sebastian Vettel venceu neste domingo o GP da Coreia do Sul, realizado no circuito de Yeogam, e ajudou a equipe Red Bull a garantir, com três corridas de antecipação, o título do Mundial de Construtores da Fórmula 1. Agora, o bicampeão soma 10 vitórias nas 16 etapas já realizadas na temporada 2011.
Vettel, que iniciou a corrida na Coreia do Sul na segunda posição, assumiu a liderança da prova logo na primeira volta, ao ultrapassar o inglês Lewis Hamilton, que havia conquistado a pole position no sábado. Depois, dominou completamente a prova e venceu com uma vantagem de 12 segundos para o piloto inglês.
Hamilton precisou, inclusive, se defender dos ataques do australiano Mark Webber, da Red Bull, nas últimas voltas para a assegurar a segunda colocação. O inglês Jenson Button, da McLaren, veio logo depois e terminou a corrida na quarta colocação. Eles foram seguidos pelo espanhol Fernando Alonso e pelo brasileiro Felipe Massa, ambos da Ferrari, em quinto e sexto lugares, respectivamente.
O espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, o suíço Sebastien Buemi, da Toro Rosso e o escocês Paul di Resta, da Force India, completaram a zona de pontuação do GP da Coreia do Sul. O brasileiro Rubens Barrichello terminou a corrida em 12º lugar, uma posição à frente de Bruno Senna, após ultrapassá-lo nas voltas finais.
Com o resultado da prova deste domingo, a Red Bull chegou aos 558 pontos, com 140 de vantagem para a McLaren, e garantiu o título do Mundial de Construtores com três corridas de antecipação. Com o bicampeonato já garantido, Vettel chegou aos 349 pontos no Mundial de Pilotos. Já a disputa pelo vice-campeonato segue acirrada. Button está em segundo, com 222 pontos, seguido por Alonso, com 212, Webber, com 209, e Hamilton, com 196. Massa é o sexto colocado, com 96 pontos.
A 17ª das 19 etapas da temporada 2011 da Fórmula 1 será disputada no dia 30 de outubro, com a realização do GP da Índia, em Nova Délhi, no Circuito Internacional Buddh. Será a primeira vez que uma etapa da principal categoria do automobilismo será disputada no país.
A corrida
A liderança de Hamilton durou muito pouco neste domingo na Coreia do Sul. O piloto inglês ainda se manteve na ponta na largada, mas foi ultrapassado na reta seguinte por Vettel. Ainda na primeira volta, Massa passou Webber e Button, assumindo temporariamente a terceira posição. Em seguida, porém, cometeu um erro e permitiu que o australiano reassumisse a posição. Já Button caiu para o sexto lugar.
A partir disso, Vettel manteve com segurança a primeira posição no GP da Coreia do Sul. A McLaren decidiu antecipar o primeiro pit stop de Button, feito na 12ª volta. A estratégia deu certo e o piloto inglês ganhou as posições de Massa e Alonso, subindo para o quarto lugar. Rosberg também voltou dos boxes à frente dos pilotos da Ferrari. Uma batida do russo Vitaly Petrov, da Renault, em Michael Schumacher, da Mercedes, provocou a entrada do safety car. A situação reagrupou os pilotos e logo Massa e Alonso ultrapassaram Rosberg. O espanhol adiou o seu segundo pit stop, realizado apenas na 37ª volta, e ganhou a quinta posição do brasileiro.
Nas voltas finais, Webber pressionou Hamilton, mas o inglês conseguiu manter a segunda colocação. Já Vettel, com a liderança folgada, ainda se deu ao luxo de fazer a melhor volta da corrida - 1min39s605 - exatamente na última do GP da Coreia do Sul.
Confira o resultado final do GP da Coreia do Sul:1º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 55 voltas em 1h30min01s994
2º Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 12s019
3º Mark Webber (ALE/Red Bull), a 12s4477
4º Jenson Button (ING/McLaren), a 14s695
5º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 15s689
6º Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 25s133
7º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 49s538
8º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 54s053
9º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min02s762
10º Paul di Resta (ESC/Force India), a 1min08s602
11º Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1min11s226
12º Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min33s068
13º Bruno Senna (BRA/Lotus Renault), a 1 volta14º Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 1 volta
15º Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), a 1 volta
16º Sergio Pérez (MEX/Sauber), a 1 volta
17º Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 1 volta
18º Timo Glock (ALE/Virgin), a 1 volta
19º Daniel Ricciardo (AUS/Hispania), a 1 volta
20º Jerome D?Ambrosio (BEL/Virgin), a 1 volta
21º Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania), a 3 voltas
Não completaram:
Pastor Maldonado (VEN/Williams)
Vitaly Petrov (RUS/Renault)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião