A Federação Paranaense de Futebol (FPF) decidiu nesta segunda-feira (16) que o Estadual está suspenso por tempo indeterminado.
Após conversar com a Secretaria Estadual de Saúde e ouvir os clubes, a FPF seguiu o exemplo das federações gaúcha, paulista e carioca e parou o campeonato por causa da pandemia no novo coronavírus.
TEMPO REAL: Acompanhe as última sobre o coronavírus no mundo do esporte
Dos oito classificados às quartas de final do Paranaense, apenas uma equipe (Cianorte) queria a manutenção da rodada, mas com portões fechados. O mata-mata começaria a ser disputado no fim de semana.
No último domingo (15), todos os seis jogos da rodada decisiva do Estadual foram jogados sem público. Após o Atletiba, no Couto Pereira, jogadores e dirigentes de Athletico e Coritiba se posicionaram a favor da paralisação do futebol.
Minutos antes do início da rodada, a própria CBF anunciou a suspensão de todas as competições nacionais, deixando o destino dos Estaduais a cargo das federações.
Veja o ato da presidência da FPF:
ATO DA PRESIDÊNCIA: Nº 09/2020 SÚMULA: Suspensão das Competições – COVID-19 (Coronavírus). Em 16 de março de 2020.
HÉLIO PEREIRA CURY, Presidente da Federação Paranaense de Futebol, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Entidade, CONSIDERANDO a recomendação do Ministério da Saúde, com relação a pandemia do COVID-19 (Coronavírus); CONSIDERANDO o risco de propagação e contaminação em massa, bem como a saúde de todas as pessoas envolvidas para realização das partidas de futebol; CONSIDERANDO a necessidade de prevenção do COVID-19 (Coronavírus); CONSIDERANDO a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender as competições nacionais em andamento; R E S O L V E:
Art. 1º - SUSPENDER a partir da presente data (16/03/2020), por prazo indeterminado, o Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2020. Art. 2º - Publique-se no Boletim Oficial, para os efeitos do art. 71, do Estatuto da Federação Paranaense de Futebol.
HÉLIO PEREIRA CURY Presidente
- Athletico aguarda decisão sobre o Paranaense pra definir futuro do aspirantes
- Preocupado com o coronavírus, Barroca pede paralisação do Paranaense
- Mauro Cezar Pereira: Coronavírus e calendário: uma proposta para o futebol enfrentar a crise
- Membros de Athletico e Coritiba são favoráveis à paralisação