Atual vice-campeã da Copa Davis, a França passou sufoco neste domingo (6) no último dia de disputas da primeira rodada do Grupo Mundial. Jogando em Viena, os franceses cederam o empate diante da Áustria e precisaram do quinto jogo para fechar o confronto em 3 a 2 na série melhor-de-cinco.

CARREGANDO :)

Jeremy Chardy se tornou o herói francês ao derrotar Stefan Koubek por 3 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (7/4), 6/3 e 6/3. Antes, Jurgen Melzer havia dado esperança aos austríacos ao derrotar Gilles Simon por 3 a 2: 7/6 (9/7), 3/6, 1/6, 6/4 e 6/0.

O duelo teve início com vitórias da França nas duas partidas de simples na sexta-feira. No sábado, a Áustria venceu o jogo de duplas e se manteve na briga. Com o terceiro triunfo, neste domingo, os franceses se credenciaram para enfrentar a Alemanha nas quartas de final. Os alemães eliminaram os croatas, também por 3 a 2.

Publicidade

Em outro confronto decidido apenas na última partida, o Casaquistão surpreendeu a República Checa, do número 7 do mundo Tomas Berdych. Jogando na cidade checa de Ostrava, os casaques venceram por 3 a 2. O triunfo, de virada, foi sacramentado com as vitórias de Andrei Golubev sobre Berdych (7/5, 5/7, 6/4 e 6/2) e Mijail Kukushkin sobre Jan Hajek - 6/4, 6/7 (4/7), 7/6 (10/8) e 6/0.

Até o sábado, os checos lideravam o placar por 2 a 1, com um triunfo no jogo de simples, na sexta-feira, e outro nas duplas. Nas quartas de final, o Casaquistão terão pela frente a Argentina, que despachou a Romênia por 4 a 1.

A vitória argentina foi confirmada ainda no sábado. Neste domingo, Adrian Ungur marcou o ponto de honra dos romenos, ao bater Juan Monaco, por 6/4, 2/6 e 6/3. Eduardo Schwank encerrou o confronto com um triunfo sobre Victor Crivoi, por 7/6 (7/3) e 6/2.

Em Charleroi, na Bélgica, a Espanha fechou o duelo com os donos da casa com uma derrota. Steve Darcis obteve a única vitória belga ao vencer Feliciano Lopez por 6/7 (4/7), 7/6(8/6) e 7/6 (7/3). Antes, o número 1 Rafael Nadal derrotara Olivier Rochus por 6/4 e 6/2.

Na sequência da competição, os espanhóis vão duelar com os Estados Unidos. Liderada por Andy Roddick, a equipe americana obteve duas vitórias neste domingo e eliminou o Chile, em Santiago. Roddick superou Paul Capdeville, por 3/6, 7/6 (7/2), 6/3 e 6/3. Na sequência, John Isner derrotou Guillermo Rivera-Aranguiz, por 6/3, 6/7 (4/7) e 7/5.

Publicidade

Em outros duelos, encerrados mais cedo, a Sérvia eliminou a Índia, enquanto a Suécia despachou a Rússia. Os dois vencedores se enfrentarão nas quartas de final. Os próximos confrontos do Grupo Mundial serão disputados entre os dias 8 e 10 de julho.

BRASIL - A equipe liderada por Thomaz Bellucci conheceu neste domingo seu adversário na semifinal do Zonal Americano da Davis. Trata-se do Uruguai, que eliminou a Colômbia por 3 a 1, em Montevidéu. Pablo Cuevas marcou o ponto decisivo dos anfitriões ao vencer Santiago Giraldo por 6/2, 6/3 e 6/4.

O confronto contra os uruguaios também será disputado entre os dias 8 e 10 de julho, em território brasileiro, em local ainda a ser definido. O vencedor ganhará vaga na repescagem para entrar no Grupo Mundial em 2012.