O francês Teddy Tamgho quebrou o seu próprio recorde mundial indoor no salto triplo ao vencer a prova no Campeonato Europeu com 17,92 metros. O saltador, de 21 anos, superou a sua marca anterior, que era de 17,91 metros, registrada no Campeonato Francês Indoor, realizado no mês passado.
Tamgho, que é treinado pelo ex-campeão olímpico no salto em distância Ivan Pedroso, de Cuba, quebrou o recorde em sua segunda tentativa e igualou no seu quarto salto. "A competição foi muito dura e intensa, mais do que eu esperava", disse o francês, que também venceu a prova do salto triplo no Mundial Indoor de 2010, realizado em Doha.
O atual campeão europeu Fabrizio Donato, da Itália, terminou em segundo lugar com 17,73 metros, à frente do romeno Marian Oprea, que alcançou 17,62 metros. "Depois de Donato e Oprea saltarem 17 62 e 17,70 metros, eu percebi que era apenas terceiro", disse Tamgho. "Em casa, eu não poderia imaginar perder. Então eu fui buscar um salto enorme, 17,92 metros, sem forçar tanto quanto eu poderia. Isso prova que eu posso saltar 17,90 metros a qualquer momento".
Tamgho quebrou pela primeira vez o recorde ao ganhar o título mundial indoor no ano passado em Doha com um salto de 17,90 metros. O francês ganhou notoriedade quando conquistou o título mundial júnior em 2008, mas não conseguiu se classificar para a Olimpíada de Pequim.
Tamgho também competiu no salto em distância neste fim de semana em Paris, terminando em quinto lugar com um salto de 7,94 metros. Derrotado, Donato melhorou o recorde italiano e estava feliz com o segundo lugar no salto triplo. "Pode-se dizer que eu perdi meu título europeu hoje, mas eu realmente não posso reclamar", disse.