Hélio Castroneves não conseguiu a marca histórica de vencer as 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez na carreira neste domingo(30). Com maior número de voltas na ponta, o escocês Dario Franchitti, atual campeão da Fórmula Indy, se aproveitou de uma parada para abastecimento do brasileiro da Penske nas últimas voltas, assumiu a liderança e recebeu a bandeira quadriculada.
Castroneves terminou apenas na nona colocação. Tony Kanaan foi outro brasileiro que passou perto da liderança. Porém, o piloto da Andretti também teve que parar para reabastecer nos momentos finais da corrida e encerrou sua participação na 11ª colocação.
A corrida terminou com bandeira amarela, depois que o britânico Mike Conway e o americano Ryan Hunter-Reay se tocaram e causaram um acidente feio na última volta. Conway quebrou a perna e teve que ser retirado de helicóptero.
Dan Wheldon terminou na vice-liderança pelo segundo ano consecutivo, e Alex Lloyd ficou em terceiro. Scott Dixon foi o quarto e Danica Patrick finalizou na quinta posição, após ter largado em 23º.
Mario Romancini foi o terceiro melhor piloto do Brasil, fechando em 14º, seguido por Bia Figueiredo, na 22ª colocação, que abandonou a quatro voltas do fim. Outros que não terminaram a prova foram Vitor Meira (completou 105 voltas de 200), Raphael Matos (72 voltas), Mario Moraes (17 voltas) e Bruno Junqueira (somente sete voltas).