O adversário
História
Primeiro clube de futebol do Rio Grande do Norte, o ABC foi fundado em 1915. Seu nome faz referência ao pacto de amizade fraternal, assinado em 1903 entre Argentina, Brasil e Chile. O Mais querido, como é chamado, se orgulha de ser o clube mais vezes campeão estadual no mundo: 50 títulos. A maior série foi o decacampeonato, entre 1932 e 41.
Parceria
Atlético e ABC são parceiros desde 2007. A cessão de jogadores do Furacão ajudou o clube potiguar a subir da Série C para a B naquele ano. O Alvinegro foi campeão e teve como destaque Wallyson, hoje no Rubro-Negro. Atualmente, o ABC tem cinco atletas com passagem pela Baixada: o goleiro Tiago Cardoso, o lateral-esquerdo Beto, o meia Simão, o volante Erandir e o atacante Ricardinho. Ainda vinculados ao Atlético, Simão e Ricardinho não jogam.
Por onde anda?
Além dos ex-atleticanos, o ABC ainda conta com o lateral-esquerdo Rogerinho, que defendeu o Paraná na Série B de 2008, e o meia Tales, campeão estadual de 2007 pelo Paranavaí.
Quase famosos
Dois jogadores do ABC chamam a atenção pelo nome de batismo. O meia Delano chama-se Roosevelt Delano de Menezes (homenagem ao ex-presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt) e o atacante Artur é Artur Antunes Coimbra Félix de Araújo (os três primeiros nomes são os mesmos de Zico).
Recém-saído da base, o volante Fransérgio será pela primeira vez titular do Atlético no jogo de hoje, contra o ABC, às 20h30, em Natal, pela Copa do Brasil. Aos 18 anos, o garoto vê começar a se transformar em realidade o sonho de virar profissional após ser destaque entrando no segundo tempo das vitórias sobre Paranavaí e Iraty, pelo Paranaense.
O prata da casa foi vice-campeão da Copa São Paulo, em janeiro, e agora puxa a fila de uma safra que ainda têm promessas como o lateral-direito Raul (fica no banco no Rio Grande do Norte), o zagueiro Manoel, o meia Willian e o atacante Patrick (esses permanecem, por ora, nos juniores).
"Estou muito feliz. O grupo está me dando confiança. Mesmo sendo moleque, estão me dando bastante liberdade", afirma ele, que só está tendo a oportunidade agora por conta das contusões dos volantes Valencia (operado ontem, só volta no Brasileiro), Renan e Jairo.
"Gosto de jogar solto, chegando bastante na frente mesmo sendo um segundo volante", avisa o garoto, que terá a companhia de Chico (primeiro homem de marcação) e Julio dos Santos (armador) no meio de campo.
Assim como seus colegas da base, Fransérgio teve recentemente o vínculo com o Furacão ampliado. Agora, a revelação, natural de Rondonópolis (MT), tem contrato até março de 2012 e pode estourar sem o risco de ficar vulnerável a outros clubes ou empresários.
A expectativa do técnico Geninho é que com Fransérgio o time não perca na marcação e também ganhe na criação. Frente ao Azulão, no domingo, o ex-júnior deu um passe que deixou Rafael Moura na cara do goleiro rival e um lançamento para Marcinho servir o He-Man no lance do terceiro gol (o triunfo foi por 3 a 1).
As armas ofensivas são a esperança do treinador para que o Rubro-Negro repita o feito da primeira fase, quando fez 3 a 0 no Tocantins e dispensou o jogo de volta. Agora, na segunda etapa, a eliminação da partida de retorno (vencendo por pelo menos dois gols de vantagem) é ainda mais importante para que o elenco não precise entrar em campo na semana entre os clássicos com Paraná (18/4) e Coritiba (26/4).
Além dos contundidos, outro desfalque é o meia-atacante Wesley, que já defendeu o Santos na competição. Marcinho será o parceiro de Moura no ataque. Na zaga, Gustavo ganha uma chance para suprir o avanço de Chico ao meio de campo.
Indefinido
Apesar de ter agradado ao técnico Geninho e ao diretor Paulo Rink, o atacante uruguaio Balsas, do Racing Montevideu, tem vinda incerta para o Atlético. O problema é o prazo curto para a negociação. Hoje, fecha-se a janela para o registro de atletas que estão no exterior.
Ao vivo
ABC x Atlético, às 20h30, aqui no tempo real da Gazeta do Povo.
* * * * * *
Em Natal
ABC
Ranieri; Fabiano, Gaúcho e Ben Hur; Marquinhos Mossoró, Rogério, Erandir, Sandro e Rogerinho; Gabriel e Valdir Papel
Técnico: Heriberto da Cunha
Atlético
Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Gustavo; Zé Antônio, Chico, Fransérgio, Julio dos Santos e Netinho; Marcinho e Rafael Moura
Técnico: Geninho
Estádio: Frasqueirão. Horário: 20h30. Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA). Auxs.: Luiz Carlos Silva Teixeira e Adailton José de Jesus Silva (BA)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião