Os brasileiros dominaram as semifinais dos 50 metros livre no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, nesta sexta-feira. Bruno Fratus surpreendeu e registrou o melhor tempo das duas eliminatórias, à frente de Cesar Cielo, dono da segunda melhor marca do dia. Os dois nadadores estão garantidos na final da prova, que será disputada neste sábado.
Com uma grande arrancada nos metros finais, Fratus marcou 21s76 na batida de mão, logo à frente de Cielo, com 21s79, e foi o mais rápido desta sexta. Na semifinal anterior, o americano Nathan Adrian liderou a disputa com 21s94. O francês Alain Bernard, ex-recordista da prova, fez o terceiro tempo da sessão, com 22s07, e também avançou à final.
A surpresa do dia foi a eliminação do francês Frederick Bousquet nas eliminatórias. Companheiro de treino de Cielo em Auburn, nos Estados Unidos, e um dos principais rivais do brasileiro, Bousquet fez apenas o 21º tempo na primeira disputa e não conseguiu avançar à semifinal.
A primeira eliminatória foi dominada por Cielo, Nathan Adrian e por George Bovell, de Trinidad e Tobago. Os três avançaram às semifinais com o mesmo tempo de 22s03. Fratus registrara o 13º tempo. O brasileiro acabou surpreendendo ao avançar à final com o melhor tempo do dia.
Mas não foi a primeira vez que Fratus superou Cielo. Em maio, ele desbancou o campeão mundial na final dos 100 metros no Troféu Maria Lenk. A vitória garantiu sua classificação para o Mundial de Xangai. Na China, porém, Fratus não conseguiu chegar à final dos 100m.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia