Ducci afirma que ficará neutro no segundo turno
Luciano Ducci (PSB) - que ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Curitiba - afirmou na tarde desta segunda-feira (8) que se manterá neutro no segundo turno.
O diretório municipal do PSB vai adotar a mesma postura e não irá apoiar nem Ratinho Junior (PSC) nem Gustavo Fruet (PDT).
Horário eleitoral volta a ser veiculado na quinta-feira no rádio e na tevê
O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) voltará a ser veiculado no rádio e na tevê, em Curitiba, na próxima quinta-feira (11).
Cada programa terá o tempo total de 20 minutos, com 10 minutos para cada concorrente - Fruet e Ratinho Junior -, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Campanha a partir das 17h
De acordo com a Lei Eleitoral, os dois candidatos poderão dar início à campanha de rua do segundo turno às 17h desta segunda-feira. A partir desse horário é permitida a promoção de comícios, carreatas, distribuição de material de propaganda política, utilização aparelhagem de sonorização fixa (até a meia-noite) e também o uso alto-falantes ou amplificadores de som (até as 22h).
- Horário eleitoral volta a ser veiculado na quinta-feira no rádio e na tevê
- Após derrota, Richa minimiza poder de padrinhos políticos
- Fruet e Ratinho dão pistas de estratégias para o 2º turno
- Prefeitura coleta 5 toneladas de santinhos em Curitiba
- Eleitor que não votou no domingo pode participar do segundo turno
Os candidatos a prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC) irão "disputar" o apoio de Rafael Greca (PMDB) no segundo turno. Os dois disseram em entrevistas coletivas concedidas nesta segunda-feira (8) que esperam contar com o apoio do peemedebista. Greca obteve aproximadamente 100 mil votos no primeiro turno.
Além de Greca, Ratinho Junior afirmou que vai buscar o apoio dos demais candidatos a prefeito derrotados no primeiro turno. O candidato do PSC disse que ligou nesta segunda-feira para Greca e para o atual prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) para se solidarizar. Segundo Ratinho Junior, Bruno Meirinho (PSol) e Alzimara Bacellar (PPL) também serão procurados. Ele pretende ter as definições sobre o segundo turno até a próxima quarta-feira (10).
O sétimo concorrente Avanílson Araújo declarou à Gazeta do Povo no domingo (7) que fará campanha pelo voto nulo. Para ele, nenhum dos candidatos fará as mudanças que Curitiba necessita.
Fruet espera apoio dos vereadores e do PT nacional
Gustavo Fruet afirmou, em entrevista coletiva, que os ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo vão tentar "costurar" o apoio do PT nacional para campanha do pedetista no segundo turno. Ele também espera contar com o apoio dos candidatos a vereador eleitos e os que não conseguiram a vaga na Câmara Municipal sejam eles da coligação (PDT-PT-PV) ou partidos concorrentes.
Mais cedo, o pedetista disse ao telejornal Paraná TV 1ª. edição, da RPCTV, que irá buscar o apoio de Greca.
PMDB faz reunião para decidir sobre segundo turno
O PMDB informou que o diretório de Curitiba irá se reunir na noite desta segunda-feira (8), às 19 horas, para avaliar o resultado do primeiro turno e para definir qual será o posicionamento da legenda no segundo turno. Segundo o comunicado, o presidente municipal do PMDB, senador Roberto Requião, participará da reunião.
Fruet e Ratinho dão pistas de estratégias para o 2º turno
Os candidatos a prefeito de Curitiba que disputam o segundo turno Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC), concederam entrevista ao telejornal Paraná TV 1ª edição, da RPCTV, na tarde desta segunda-feira (8) e apresentaram alguns sinais de como será a estratégia de campanha nesta nova fase do pleito. Os dois destacaram que o eleitor de Curitiba quer mudanças nos próximos quatro anos, porém, deixaram claro que agora irão debater como se dará essa mudança.
Fruet afirmou que representa a "mudança segura" para a cidade, ante uma "mudança irresponsável". Ele disse ainda que Curitiba "não quer um candidato com frases de efeito", ao fazer uma crítica velada ao concorrente.
Já Ratinho Junior disse que representa a "mudança sem raiva e sem rancor". Ele criticou o fato de o adversário ter rompido com o grupo político do governador Beto Richa ao sair do PSDB, em 2011, e levar esse fato para a campanha.
Candidatos prometem propostas detalhadas
Ratinho Junior e Fruet disseram que irão o aproveitar a ampliação do tempo de televisão e de rádio para detalhar as propostas. Cada um terá direito a 10 minutos em cada programa do horário eleitoral.
O pedetista disse que o maior desafio será melhorar a saúde em Curitiba e falou também o próximo prefeito terá de definir como será o projeto do metrô. O candidato do PSC disse que vai dar detalhes do funcionamento do VLP (veículo leve sobre pneus) e também de onde sairá o recurso para entregar uniformes para os estudantes da rede municipal.
Críticas
Fruet aproveitou a entrevista ao telejornal para criticar os institutos de pesquisa, que não o colocavam no segundo turno. O concorrente do PDT também afirmou que "a eleição passou recados" para o governador Beto Richa.
Ratinho Junior disse que "foi candidato contra duas máquinas: a dos ministros e a do governo do estado". Ele referia-se ao apoio de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo a Fruet e de Beto Richa ao prefeito Luciano Ducci (PSB), respectivamente.Apoios para o segundo turnoOs candidatos que avançaram ao segundo turno falaram ainda sobre apoios nesta etapa da disputa. Fruet disse vai procurar o candidato Rafael Greca (PMDB). Ratinho Junior disse que a campanha está aberta aos adversários que sejam "pessoas de bem".
Presidente Dilma e ex-presidente Lula
Os dois adversários também abordaram a questão da participação da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Fruet afirmou que não havia nada definido e que a ministra Gleisi Hoffmann vai conversar sobre a questão com a presidente Dilma.
Ratinho Junior ressaltou que o seu partido também é da base de apoio do governo federal e que independentemente do resultado da eleição "a presidente Dilma não vai deixar de ajudar Curitiba".
Deixe sua opinião