
O adversário
Objetivo do Palmeiras é não tomar gol
Agência Estado
Antônio Carlos finalmente teve uma semana livre para treinar. Deu coletivos, trabalhos táticos e técnicos e inovou na formação do Palmeiras. Por tudo isso, exige uma vitória sobre o Atlético no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
A última partida alviverde foi há oito dias, na melancólica despedida do Paulista: derrota por 3 a 1 para o Paulista, em Jundiaí. Logo em seguida, ainda no vestiário do Estádio Jayme Cintra, cobrou o elenco pelo mau resultado e os diversos tropeços anteriores. Desde que chegou, Antônio Carlos reclamava que não tinha tempo para treinar. Agora, não poderá contar com esta desculpa. "Conversamos, demos bronca e explicamos aos atletas o que está acontecendo. Tudo é válido para sair desta situação. Pelo tempo que tivemos para trabalhar, a torcida pode esperar uma boa atuação." Dirigentes fazem questão de lembrá-lo que este é o caminho mais fácil para voltar à Libertadores em 2011. E fazem pressão.
Já o técnico não esconde que a fase está difícil. Avisou que o time deve atuar com cautela, como Diego Souza já havia avisado. "1 a 0 dentro de casa é um excelente resultado", contou, explicando que um dos principais objetivos na noite é evitar levar gol. "E 2 a 0 já é goleada."
Diego é uma das esperanças de Antônio Carlos. "Ele sabe da sua importância no Palmeiras. É um dos principais jogadores e que num dia inspirado pode decidir", apostou. "Se passarmos pelo Atlético, tudo o que aconteceu será uma página virada."
Atleticanas
Luto
Quinto filho do técnico Leandro Niehues, Samuel, faleceu ontem em Curitiba. O bebê nasceu na segunda-feira com um problema cardíaco e não resistiu a uma cirurgia. O treinador viaja esta manhã para São Paulo e comandará a equipe contra o Palmeiras. Adversário no clássico de domingo, o Coritiba publicou uma nota oficial em seu site em solidariedade ao técnico.
Time
Recuperado de contusão, o atacante Marcelo deve ficar no banco de reservas. Quem desfalca a equipe é Bruno Mineiro. Apesar de a entorse no tornozelo esquerdo ter melhorado, o jogador aguardará a recuperação completa para encarar o Coxa no domingo.
Cadastro
Os torcedores atleticanos que comprarem ingresso para assistir ao Atlético devem se cadastrar na bilheteria da Arena. O cadastro é uma exigência da Lei Municipal 13.410/2010. O Rubro-Negro disponibilizou uma ficha em seu site, que pode ser levada já preenchida ao Joaquim Américo.
Soberano na Arena, o Atlético terá de revelar a partir desta quinta-feira (15) seu talento como forasteiro. O jogo contra o Palmeiras, às 19h30, no Palestra Itália, colocará à prova a evolução já comprovada dentro de casa. Após o jogo de ida pela Copa do Brasil, o segundo e mais importante teste será também como visitante, domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira.
Desde a troca de comado, efetivada exatamente após o clássico com o Coritiba da primeira fase, o técnico Leandro Niehues mudou o perfil da equipe. Em nove jogos, o aproveitamento chegou a 81%, com um empate e sete vitórias. Nenhuma delas, entretanto, longe da Baixada.
Logo na sua estreia no comando veio o único tropeço. A atuação da equipe no Emílio Gomes foi comprometida pela expulsão de Javier Toledo, a 13 minutos de jogo ,e o Iraty conquistou a vitória por 1 a 0, pela fase classificatória do Paranaense.
No outro teste fora de casa, o Atlético ficou no empate por 1 a 1 contra o Sampaio Correa, pela Copa do Brasil. Um desempenho abaixo dos planos rubro-negros nesta semana decisiva.
"Os momentos são diferentes. A equipe também mudou. A melhora ocorreu em todos os sentidos e pode ajudar. É outra história", disse o técnico Leandro Niehues.
Alan Bahia indicou os meios para tentar repetir em São Paulo o sucesso caseiro. "Talento nossa equipe tem. O importante é jogar com alegria, impor nosso jogo. O time evoluiu e vive um período muito bom, isso ajuda", afirmou o jogador.
O volante estava presente na única vitória atleticana no tradicional estádio do Porco. O duelo foi em 24 de junho de 2007 e definido com dois gols de Alex Mineiro Edno descontou para o Palmeiras. Liberado pelo departamento médico, por pouco o atacante não integrou a delegação para o jogo de hoje. Será preservado para, ao menos, compor o banco no domingo.
O meia Paulo Baier, com história no clube paulista, confia em um bom desempenho atleticano esta noite. "Não posso falar quanto ao resultado. Mas é mais fácil jogar contra uma equipe maior do que contra times pequenos. O jogo flui melhor. Há mais espaço em campo. Enfrentamos cada marcador chato por aqui", comparou o jogador.
A vitória fora de casa tanto facilita o caminho para a classificação às quartas de final da Copa do Brasil, a ser decidida no Joaquim Américo, como ajuda a embalar o time para o clássico estadual decisivo. "Precisamos pensar só no Palmeiras, mas cada jogo bom aumenta a confiança", disse Baier.
"Temos de fazer a primeira partida muito bem. Porque se você tem um resultado ruim já vem com a pressão de reverter isso em casa. Como é um jogo de 180 minutos, temos de saber atacar e defender, sempre com equilíbrio", acrescentou Niehues.
Ao vivo
Palmeiras x Atlético, às 19h30, na ESPN Brasil, SporTV e tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
* * * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Coritiba x Atlético:
Em São Paulo
Palmeiras
Marcos; Eduardo, Danilo, Léo e Pablo Armero; Pierre, Márcio Araújo, Figueroa e Lincoln; Diego Souza e Robert.
Técnico: Antônio Carlos.
Atlético
Neto; Chico, Manoel e Rhodolfo; Raul (Lisa), Valencia, Alan Bahia, Paulo Baier, Netinho e Márcio Azevedo; Patrick e Javier Toledo.
Técnico: Leandro Niehues.
Estádio: Palestra Itália. Horário 19h30. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ). Auxs.: Jackson Massarra dos Santos (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ).
Deixe sua opinião