O Atlético aproveitou o pique da goleada aplicada contra o Nacional no meio de semana, pela Copa Sul-Americana, e neste sábado bateu o Paraná Clube por 4 a 0 em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. A euforia da torcida atleticana deve durar pelo menos até a próxima quarta-feira, quando o Furacão volta aos gramados em jogo complicado contra o Vasco. O Paraná tenta se reerguer jogando contra o Cruzeiro em Belo Horizonte.
O jogo começou com uma grande polêmica. Como de costume, torcedores entram no campo com bandeiras da torcida "Os Fanáticos" para "esquentar" a torcida para o jogo que vem em seguida. Só que os dois torcedores se desentenderam com alguns jogadores do Paraná e um princípio de confusão começou. Os seguranças do time da casa ficaram apenas observando e só depois de cerca de 5 minutos a PM entrou na confusão para tirar os torcedores, que se negavam a sair do gramado da Arena da Baixada.
Depois disso a bola finalmente rolou. O técnico Caio Júnior armou o time com o volante Batista atuando pela ala esquerda e com o trio de zaga formado por Neguette, Gustavo e Edmilson. O Tricolor não conseguiu aproveitar as chances de gol que criou e as modificações vieram tarde demais. O Atlético, por sua vez, entrou com Evanilson no lugar de Jancarlos e aproveitou a boa fase do sistema ofensivo que nos últimos 3 jogos marcou 12 gols e foi para cima do Paraná. Destaque para a apresentação de gala do atacante Denis Marques.
O jogo
Pelos primeiros 10 minutos apresentados na primeira etapa, o Paraná dava a impressão de que poria abaixo o tabu de nunca ter vencido o Atlético na Arena da Baixada. Jogando com a bola, trocando passes e mantendo o domínio dos espaços, o Tricolor só pecava na falta de produtividade do seu ataque. Só que aos poucos o Atlético foi se organizando e tentando igualar as ações.
O Furacão foi para cima e aos 16 minutos Denis Marques entra pela direita e chuta para grande defesa de Flávio. A pressão continuou nos minutos seguintes e aos 28 o Atlético abriu o placar. Depois de grande jogada de Ferreira pela esquerda, o cruzamento foi para a área, Marcos Aurélio furou e Evanílson, livre de marcação, chutou nas redes de Flávio.
Com a vantagem no placar e com um ótimo futebol de Denis Marques, Ferreira e Evanílson, o Furacão seguiu pressionando. Aos 36 do 1.º tempo o atacante "das trancinhas" arma contra-ataque, entra na área e chuta para linda defesa de Flávio. No rebote, o mesmo Denis chuta e vence Flávio, mas Gustavo corta em cima da linha.
Aos 40 minutos Evanílson lançou Ferreira, que entrou na área e foi derrubado por Flávio. Pênalti para o Furacão. Na cobrança, Alan Bahia amplia para o Atlético ainda no primeiro tempo. Logo em seguida, Flávio defende o chute perigoso de Denis Marques.
Dois vira, quatro ganha
Com a entrada de Maicossuel na vaga de Sandro, o time do Paraná cresceu muito e recuperou o domínio do jogo. As chances foram aparecendo e até os 15 minutos o Tricolor criou pelo menos quatro chances boas de diminuir a vantagem do adversário.
Só que a falta de pontaria e a ausência completa de objetividade fizeram com que o Paraná ficasse na mesma, ou seja, atrás do placar. O Furacão cresceu e não demorou muito para ampliar ainda mais sua vantagem. Aos 25 minutos o Rubro-Negro armou um rápido contra-ataque e Evanílson ficou de cara para Flávio. O lateral viu Willian sozinho e tocou para o meia que acabara de entrar. Sem marcação e sem goleiro, a bola foi tocada direto nas redes.
O Paraná tentou responder com Joelson, que chutou sem direção, mas a ducha de água não veio fria, mas sim gelada. Aos 28 minutos o atacante Denis Marques protagonizou a segunda "pintura" da semana. Após dar um passe de letra para um dos gols do Furacão contra o Nacional um dos mais belos marcados na Arena Denis driblou dois marcadores, deu uma meia-lua no marcador, e chutou para as redes de Flávio.
Depois do 4.º gol do Atlético, nada que foi visto a seguir valeu a pena. O Atlético conseguiu uma vitória que lhe coloca em uma situação tranqüila no Brasileirão, enquanto o Paraná vê a vaga da Copa Libertadores cada vez mais distante.
Confira a ficha técnica e os lances de Atlético x Paraná
Veja como ficaram os times na classificação
Não Perca! Um show de imagens da goleada atleticana
Acompanhe os outros resultados da rodada do Brasileirão
Leia mais:
Vadão elogia crescimento da equipe, mas critica desatenção no final
Caio Júnior: "O meu trabalho funcionou, pena que não era nosso dia"
Alan Bahia e Erandir elogiam conjunto do Furacão
Peter sente vergonha e Zé Domingos desdenha goleada
Deixe sua opinião