O Atlético dá hoje os primeiros passos pelo atalho rumo à Libertadores da América em 2007. O Furacão enfrenta o Moto Club, às 22 horas, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, no Maranhão, em sua partida de estréia na Copa do Brasil, o caminho mais curto de retorno à disputa internacional. A competição é prioridade declarada do Furacão, que pretende empregar todas as suas forças para vencê-la e, conseqüentemente, retomar o projeto de firmar o nome do clube no exterior.
Até agora, o Atlético utilizou o Paranaense para ajustes no time, especialmente após a contratação de Lothar Matthäus. O técnico alemão chegou e avisou de antemão que faria uma série de experiências. Após um começo marcado por quatro vitórias consecutivas no Estadual, chegou o momento de Matthäus mostrar a que veio, assumindo a responsabilidade de conduzir o Furacão em busca de mais um título nacional.
Será também mais uma oportunidade para melhorar o histórico ruim na Copa do Brasil. O máximo que o Atlético conseguiu até hoje foi chegar às quartas-de-final, alcançada em 1992, 97, 99 e 2001.
Em três das nove vezes que participou, caiu já na primeira rodada. Na última, em 2003, o Furacão bateu o Tuna Luso e acabou sendo derrotado pelo Sport, perdendo os dois jogos, por 3 a 2 e 1 a 0.
Apesar de terem se enfrentado somente uma vez (em 1975, vitória do Atlético por 5 a 1), o Moto Club não é um total desconhecido do elenco rubro-negro. É o que garante o zagueiro Danilo.
"Hoje em dia, com a tecnologia, através de vídeos, orientações de outras pessoas, podemos conhecer todas as equipes. E saberemos quais os pontos fortes e fracos deles", revelou. O Rubro-Negro maranhense não vive um bom momento. Nas três partidas que fez neste ano, perdeu uma, empatou outra e venceu a última, por 2 a 1, contra o Imperatriz, domingo passado.
O objetivo atleticano é vencer por dois gols de diferença, e assim, de acordo com o regulamento, eliminar a partida de volta, marcada para o próximo dia 22, na Arena.
"Nossa intenção é liquidar já no primeiro jogo", declarou Jancarlos. O lateral-direito, que ficou de fora contra o Nacional, tem vaga garantida nesta noite, apesar de o técnico Lothar Matthäus não ter divulgado a equipe que entrará em campo.
Entretanto, caso não opte por realizar novas experiências, o treinador tem apenas duas dúvidas. Uma no gol, entre Cléber e Tiago Cardoso, e outra no meio-de-campo, optando por Simão, Cristian ou Pezzolano. Definições que devem ocorrer somente momentos antes do começo do jogo. Nas demais posições, o Atlético contará com Danilo, Paulo André e Erandir na defesa, Michel Bastos e Jancarlos nas laterais, Alan Bahia e Ferreira no meio-de-campo, Dagoberto e Cléo no ataque.
Em São Luís
Moto ClubMarabá; Careca (Leandro), Jefferson, Givanildo e Israel (Soneca ou Carlos Alexandre); Valtinho, Deco, Diná e Válber; Juninho e Gabriel.Técnico: Sandow Feques.
AtléticoTiago Cardoso (Cléber); Erandir, Paulo André e Danilo; Jancarlos, Alan Bahia, Simão (Pezzolano ou Cristian), Ferreira e Michel Bastos; Dagoberto e Cléo.Técnico: Lothar Matthäus.
Estádio: Nhozinho Santos. Horário: 22 horas. Árbitro: João José Leitão (PI). Auxs.: Carlos Lustosa Filho (PI) e Antônio Santos Nunes (PI).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião