O syrtaki, ritmo grego que começa lento e vai ficando mais rápido com o desenrolar da música, irá embalar o Atlético na partida contra o Fluminense, amanhã, 21h45, na Arena. O novo grito de guerra é inspirado no "Horto Magiko", do Panathinaikos, tradicional clube de Atenas, e faz parte do pacote de incentivo preparado pela torcida rubro-negra para levar o time à inédita semifinal da Copa do Brasil.
Ontem mesmo o confronto de volta das quartas-de-final levou muitos torcedores à Baixada. As filas se formaram antes da abertura das bilheterias, que venderam os ingressos pela metade do preço, R$ 20 e R$ 15. Medida adotada para ajudar o time a escapar do sufoco contra o Vitória, quando o time precisava reverter uma desvantagem de 4 a 1, e incorporada de vez na competição nacional. Diante do Flu, um empate por 0 a 0 basta para a classificação.
A mobilização do dia da partida começará nas ruas. Por iniciativa da Fanáticos, torcedores vão se encontrar na Praça Rui Barbosa, a partir das 19h30, e de lá vão a pé para a Arena. "A idéia é reforçar o espírito do jogo para nossa torcida chegar embalada", explicou Juliano Rodrigues, vice-presidente da organizada.
A maior surpresa, entretanto, está reservada para o estádio. A versão brasileiro do Horto Magiko começou a ser trabalhada no fim do ano passado, mas só agora ganhou uma versão definitiva.
"A idéia começou no fim do ano passado e precisou passar por adaptações. Estamos renovando nosso repertório e por coincidência esse canto vem logo num jogo que pode ser histórico para o Atlético", completou Rodrigues.
Inédito no Brasil, o canto do Panathinaikos curiosamente verde-e-branco como o Coritiba já foi adaptado por fãs de clubes australianos, turcos, franceses, portugueses e ingleses.
O sirtaki foi imortalizado no país e conhecido fora da Grécia por Anthony Quinn, em Zorba o Grego, dirigido por Frederico Fellini. No Brasil, a novela Belíssima (entre final de 2005 e 2006), mostrou a dança através do personagem Nikos, representado por Tony Ramos.
A Arena terá ainda a reedição dos mosaicos organizados em jogos de maior vulto, como na Sul-Americana, ano passado, e na Copa do Brasil, contra o Vitória.
- Na internet: veja e ouça o Horto Magiko da torcida do Atlético e o original, do Panathinaikos, no www.gazetadopovo.com.br/arquibancada.