O Atlético colocará à prova a partir de hoje o que possui de melhor. O Ventania, sacrificado na largada do Campeonato Paranaense, sai de cena para a escalação do time principal moldado em 31 dias de reclusão. A estréia do Furação será às 17 horas, contra o Nacional, na Arena.
A elite rubro-negra deve suprir as carências apresentadas pelo segundo escalão. Tem conjunto, experiência e até ídolos. Marcão, capitão do time vice-campeão da Libertadores-2005, e Alex Mineiro, herói do título nacional de 2001, estão escalados.
O defensor anunciou ontem a permanência para a temporada 2007. Já o atacante, mesmo sondado por outros clubes, ficará na ativa até uma eventual negociação. Seu salário ainda estaria fora dos padrões do clube e o técnico Oswaldo Alvarez admite perdê-lo. Por enquanto, será apenas atração aos torcedores.
A expectativa sobre o jogador aumentou essa semana com a saída de Ramon. Contratação de maior vulto, o clube alegou não ter entrado em consenso quanto aos valores do aluguel da moradia do jogador.
No seu lugar jogará Netinho. Após uma passagem apagada em 2005, quando só disputou seis jogos pelo clube, o jogador amadureceu na campanha de acesso do Náutico à Primeira Divisão. "Será uma responsabilidade grande. Espero aproveitar essa oportunidade", afirmou ele.
O jogo é ainda um teste à pré-temporada definida como "ideal" pelo clube. Um planejamento que criou uma hierarquia velada no elenco e levou o time B, treinado às presas, a uma campanha pífia.
Vadão recebe o posto do seu pupilo Ivo Secchi com um saldo insatisfatório. Dois empates, duas derrotas e apenas duas vitórias. O saldo de 12 gols foi zerado, sendo oito dos tentos sofridos em cobranças de falta e bolas alçadas na área. Um legado negativo dos reservas.
A reação no campeonato, entretanto, não representa o objetivo principal. A aparição dos titulares é visando à Copa do Brasil, a prioridade atleticana nesse primeiro semestre.
Vadão insiste que a estratégia não é desdém em relação Estadual. "O menosprezo é quem faz o calendário do futebol brasileiro. Sem tempo para treinar e com jogos em horários absurdos, num calor terrível. O Internacional (na Libertadores) e o Atlético tomaram a postura correta", defendeu o treinador.
O time de hoje só não tem uma coisa em relação ao Ventania: desculpas. "Não sabemos como será o desempenho. Mas temos uma grande responsabilidade porque o clube precisa de resultados e nós tivemos condições melhores para trabalhar. Queremos que esse jogo seja uma alegria para o torcedor", torce Vadão.
* * * * *
Em CuritibaAtlético x Nacional
AtléticoCléber; Jancarlos, Danilo, Marcão e Michel; Alan Ba-hia, Marcelo Silva, Cristian e Netinho; Dênis Marques e Alex Mineiro. Técnico: Osvaldo Alvarez.
NacionalRenato; Da Silva, Gonçal-ves, Sandro e Loro; Fábio, Cleyton, Danilo e Ricardo; Marcão e Joelson. Técnico: Danilo Augusto.
Estádio: Arena Kyocera.Horário: 17 horas.Árbitro: Luiz Alberto A. Abreu.Auxs.: Ricardo Vilar Neves e Julio Cesar Lima Santos. Ingressos: R$ 40 (reta) e R$ 30 (atrás dos gols).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião