Sengés - Das 68 cidades pesquisadas no Paraná, o município de Sengés, no Norte Pioneiro, lidera o número de pessoas que declararam não torcer por time algum, foram 49,02% dos 410 entrevistados, enquanto a média dos outros municípios é 35,19%. Muitos moradores contestam o resultado. E a nova geração começa a mudar o perfil avesso aos clubes demonstrado, ao menos, pela pesquisa.
Segundo Edes Alves de Oliveira, instrutor de futebol de um projeto da prefeitura, o futebol é o esporte mais praticado na cidade de pouco mais de 17 mil habitantes e a inspiração para a prática vem de prestigiar grandes times. A maioria paulista, pela proximidade com São Paulo.
"Temos poucos campos, a maioria de society, e os ginásios em situações precárias. Mas, de segunda a sexta-feira, treino cerca de 180 meninos e meninas. Além disso, sempre os ginásios e campos estão com todos os horários fechados", conta.
"O público entrevistado tinha mais de 16 anos e não ouviu os mais jovens. Além disso, chegamos a consultar moradores na região rural, onde o número de torcedores é menor", explica o responsável o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira.
José Edvaldo Amaral, auxiliar de serviços gerais de um pesque-pague da cidade, cotado por muitos moradores como o local mais utilizado para assistir os jogos do Campeonato Brasileiro, disse que sempre em dia de jogos o local está cheio especialmente por quem gosta do futebol paulista. "Acredito que a única pessoa que vem aqui e torce por algum time do Paraná é o meu patrão, que mora em Curitiba", comenta Amaral, natural de Itararé, interior de São Paulo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink