Modelos ajudaram no sorteio organizado pela CBF, ontem, no Rio de Janeiro: times paranaenses buscam o primeiro título da Copa do Brasil| Foto: Ariel Subirá/ Futura Press/ Folhapress

Sorteio ontem em um hotel da Barra da Tijuca Rio de Janeiro destrinchou o caminho dos times paranaenses na Copa do Brasil deste ano – o calendário básico não contém datas e horários dos confrontos. A exceção é o Atlético, atual vice-campeão do torneio, que por disputar a Libertadores entra apenas nas oitavas de final do mata-mata. O mesmo vale para Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Botafogo e Flamengo, os outros representantes do país no continental.

CARREGANDO :)

Conheça o chaveamento da Copa do Brasil

O chaveamento do Coxa parece tranquilo até as oitavas. Parece, porque em 2013 o Alviverde caiu logo na segunda fase, ante o modesto Nacional-AM. A estreia é contra o Cene-MS. Se passar, duela com o vencedor de Caldense-MG e Duque de Caxias-RJ. Só na terceira fase, uma antes das oitavas, que pegaria um time da Primeira Divisão: o Sport.

Publicidade

Já o Paraná terá mais percalços pela frente. A começar pelo São Bernardo. O aparente inofensivo time paulista foi o algoz do Tricolor em 2013, exatamente na mesma primeira fase – a eliminação custou o cargo do técnico Toninho Cecílio. Neste ano, se bater o São Bernardo, pega o vencedor de Náutico e Ponte Preta – ambos foram rebaixados para a Segunda Divisão no ano passado. Avançando para a terceira fase, deve encontrar o Vasco, outro que migrou para a Série B.

A dificuldade para os paranaenses é proporcional à representatividade no cenário nacional. Por isso, sobraram pedreiras para J. Malucelli e Londrina.

O Tubarão pega logo de cara o Criciúma. Na segunda fase, um cenário mais agradável: Princesa do Solimões-AM ou Brasiliense-DF. Para chegar às oitavas, porém, o principal obstáculo tende a ser o Santos.

A equipe do Barigui, por sua vez, estreia contra o Vitória, o oponente mais difícil até as oitavas. Na hipótese de deixar o time baiano para trás, a vida tende a facilitar: teria Novo Hamburgo-RS ou Joinville na segunda fase, e o adversário seguinte mais complicado seria o Atlético-GO.

Vale lembrar que a Copa do Brasil está se acostumando a ter representantes paranaenses nas finais. Em 2011 e 2012, o Coritiba alcançou o último estágio, sendo derrotado por Vasco e Palmeiras, respectivamente. No ano passado foi a vez do Atlético cair ante o Flamengo, adiando o sonho do estado de conquistar o primeiro título do segundo campeonato mais importante do país, atrás apenas do Brasileiro. A esperança é que a história seja diferente nesta temporada.

Publicidade