Uma das equipes mais tradicionais do futebol europeu, o Ajax é o campeão holandês da temporada 2011/2012. O título, o 31.º da história do clube, veio nesta quarta-feira (2), depois de uma vitória por 2 a 0 sobre o VVV-Venlo, na Amsterdã Arena, sua casa com uma rodada de antecedência.
Eliminado da Liga dos Campeões e, depois, da Liga Europa, o Ajax passou a focar apenas no Campeonato Holandês e conseguiu uma incrível sequência de 13 vitórias seguidas, que culminou com o título conquistado nesta quarta-feira. Assim, a equipe chegou aos 73 pontos na tabela, deixando para trás Feyenoord e PSV, que agora brigam pela segunda vaga da Holanda na próxima Liga dos Campeões.
Os dois gols do jogo desta quarta-feira foram marcados pelo meia Siem de Jong, que abriu o placar aos 8 minutos e, depois, aos 13 do segundo tempo, ampliou para 2 a 0. Também nesta quarta-feira, PSV e Feyenoord fizeram suas partes e golearam, respectivamente, ADO Den Haag e Heracles.
O bicampeonato conquistado pelo Ajax nesta temporada não vinha desde 1995/1996. A supremacia da equipe treinada pelo ídolo Frank de Boer, assim, fica ainda mais visível. Segundo time com mais taças, o PSV estacionou nos 21 depois de vencer sete campeonatos entre 2000 e 2008.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo