A briga por um futebol melhor, definitivamente, ocupará grande espaço na vida de "aposentado" do ex-jogador Alex. O ídolo coxa-branca escreveu um artigo para a edição desta sexta-feira (9) do jornal Folha de S. Paulo, em que pede que a presidente Dilma Roussef que vete o que ele define como jogo sujo da bancada da bola.
Veja página especial do fim da carreira de Alex
A cobrança de Alex refere-se a uma manobra do deputado federal Jovair Antunes (PTB-GO), ainda em dezembro do ano passado, com a inclusão da renegociação das dívidas dos clubes com a União no texto de uma medida provisória que trata da importação de aerogeradores. O artigo incluído por Antunes não prevê contrapartida dos clubes ao refinanciamento, bandeira do Bom Senso FC, movimento de jogadores que tem Alex como um dos líderes e fundadores.
"Parcelar as dívidas dos clubes sem contrapartida não significa salvá-los. O governo ainda pode anular essa gambiarra e acredito que a presidente Dilma esteja realmente sensibilizada com a situação do nosso futebol e possa vetar esse jogo sujo", escreveu Alex, presente em um encontro com a presidente, em agosto, na qual Dilma se comprometeu a trabalhar pela aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte nos termos defendidos pelo Bom Senso. "Ouso sonhar com um Brasil de primeiro mundo, onde a educação, o esporte e cidadania possam ter o valor e destaque que merecem", prosseguiu, dimensionando o peso que, para ele, o esporte deve ter nas políticas públicas.
No artigo escrito para a Folha, Alex também fala da sua relação com o futebol, fundamental para a construção da sua vida. "Nasci em um lar humilde, cresci numa comunidade e só a minha família sabe das dificuldades por que passamos. O futebol nos salvou", diz.
Também falou do último jogo como profissional, a vitória por 3 a 2 do Coritiba sobre o Bahia, dia 7 de dezembro, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014. "Meu coração parou de bater no momento em que deixei o gramado para nunca mais atuar como profissional. Foi o abraço da minha família que me fez senti-lo pulsar novamente, anunciando uma nova vida", escreveu.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião