A cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos nesse domingo (1) e os times paranaenses podem ter boas lembranças da cidade. Algumas das maiores vitórias e conquistas paranaenses ocorreram na cidade maravilhosa.
Relembre 10 jogos inesquecíveis dos paranaenses em solo carioca:
1- Bangu 1 x 1 Coritiba, 31/07/1985
O topo da lista não foi uma vitória durante os 90 minutos, mas valeu muito mais do que três pontos. Na final do Brasileiro de 1985, no Maracanã, as duas equipes empataram em 1 a 1, com gols de Lulinha (Bangu) e Índio (Coritiba). Na disputa dos pênaltis, 6 a 5 para a equipe paranaense, que conquistou o seu primeiro e único título nacional até hoje.
2- Vasco 0 x 2 Londrina, 19/02/1978
A partida ficou marcada na história por ser o recorde de público do estádio São Januário, com 40.209 pessoas oficialmente. Diante de uma esquipe vascaína que tinha o atacante Roberto Dinamite, o Tubarão venceu por 2 a 0 com gols de Brandão e Carlos Alberto Garcia. O time paranaense classificou-se com essa vitória para o quadrangular final do Brasileiro de 1977, sendo eliminado na semifinal pelo Atlético-MG.
3- Botafogo 1 x 3 Atlético, 29/9/2001
O título brasileiro do Atlético em 2001 teve um triunfo no estádio mais famoso do Brasil. Na primeira fase do Brasileiro, no Maracanã, o Furacão ganhou por 3 a 1, com gols de Souza, Adauto- que tinha entrado no lugar de Alex Mineiro- e Kléber Pereira. Dodô fez o gol do Botafogo.
4- Flamengo 1 x 4 Paraná, 13/10/1996
Com apenas seis anos de vida o Tricolor goleou o Flamengo no Maracanã por 4 a 1. Bebeto, que dois anos antes tinha sido campeão mundial com a seleção nos Estados Unidos, fez o gol para o time flamenguista. Para o Paraná, comandado pelo técnico Rubens Minelli, marcaram Paulo Miranda, Ricardinho, Osmar e Silva.
5- Flamengo 2 x 4 Atlético, 19/09/2013
Já no novo Maracanã após a Copa das Confederações, o Furacão conseguiu virar um placar de 2 a 0 e venceu por 4 a 2, iniciando a arrancada que iria gerar a classificação para a Libertadores. Hernane e Luiz Antônio fizeram para os donos da casa, mas Roger, Marcelo Cirino, Fran Mérida e Dellatorre definiram a vitória atleticana que gerou o pedido de demissão do técnico flamenguista Mano Menezes.
6- Flamengo 0 x 3 Paraná, 05/10/2003
Na 34ª rodada do Brasileiro o Tricolor então comandado pelo técnico Saulo de Freitas, o maior artilheiro da história do clube, com 106 gols, venceu o Flamengo novamente no Maracanã por 3 a 0. Renaldo, Marquinhos e Fernandinho fizeram os gols paranistas. Isso que 11 jogadores do elenco tricolor tiveram uma indisposição estomacal na concentração na noite anterior, o que deu uma áurea heroica para a vitória.
7- Fluminense 1 x 3 Coritiba, 16/08/2009
No ano do seu centenário e que acabaria rebaixado no Brasileiro, gerando a depredação do Couto Pereira, o Coxa pelo menos pode comemorar no estádio que sediou a última final de Copa do Mundo. Com dois gols de Marcelinho Paraíba e um de Marcos Aurélio, o Alviverde venceu o Fluminense por 3 a 1. Kieza fez para os donos da casa.
8- Botafogo 1 x 3 Paraná, 28/03/2002
O time paranista comandado pelo técnico Paulo Bonamigo praticamente garantiu a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao vencer por 3 a 1 no Maracanã. Marquinhos, com dois gols, foi o artilheiro da partida, que ainda teve Alexandre Oliveira marcando pelo Tricolor. Almir fez o gol do Bota. No jogo de volta, 1 a 1 na Vila Capanema e classificação garantida. Nas quartas de final o Paraná foi eliminado pelo Corinthians, que seria campeão do torneio.
9- Botafogo 0 x 2 Coritiba, 21/10/1976
Em partida válida pela segunda fase do Brasileiro, em 1976, o Alviverde venceu no Maracanã por 2 a 0. A equipe coxa-branca comandada por Dino Sani venceu com gols de Oberdan e Wilton. Também estavam naquela equipe do Coritiba o goleiro Jairo, recordistas em jogos pelo clube, além do atacante Aladim, atualmente vereador de Curitiba.
10- Botafogo 0 x 4 Atlético, 29/04/2006
A partida pode ser considerada como uma das melhores do atacante Pedro Oldoni com a camisa rubro-negra. O jogador fez três dos quatro gols na partida válida pelo Brasileiro no Maracanã. O outro gol foi marcado pelo volante Alan Bahia. O técnico rubro-negro na ocasião era Givanildo de Oliveira.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião