Se Robert Lewandowski está em campo, a chance de o torcedor ver gols é grande. Tem sido assim nos últimos 20 dias, quando o atacante polonês do Bayern de Munique marcou 15 gols em seis partidas disputadas pelo clube e na seleção nacional.
Neste domingo (11), Lewandowski fez “apenas” um, mas o gol da vitória da Polônia sobre a Irlanda, que garantiu vaga na Eurocopa de 2016, coroou o momento vivido pelo jogador.
A fase iluminada começou em 22 de setembro, contra o Wolfsburg, pelo Campeonato Alemão. Ele não apenas foi às redes cinco vezes, como o fez em um intervalo de nove minutos entre o primeiro e o último tentos.
Na partida seguinte, diante do Mainz, foram mais dois. Veio o Dínamo Zagreb, pela Liga dos Campeões, e Lewandowski fez três. A vítima seguinte foi o Borussia Dortmund, seu ex-time, contra quem o goleador marcou duas vezes.
A data Fifa chegou e com ela os jogos da Polônia pelas eliminatórias para a Eurocopa. O atacante mostrou que não é dependente dos companheiros de Bayern, como Douglas Costa, Müller, Götze, entre outros.
Pela seleção, marcou duas vezes no empate com a Escócia, antes de balançar as redes contra a Irlanda. No total, foram 13 gols nas eliminatórias. Além de artilheiro desta edição, ele se tornou recordista histórico do torneio.
A Polônia, que não se classificou para a Copa do Mundo de 2014, vai à próxima Eurocopa, que será disputada na França. Se Lewandowski continuar imparável, aumentam as chances de a equipe passar da fase de grupos, feito que não conseguiu mesmo jogando em casa na última edição.
Histórico
Lewandowski chegou ao Bayern de Munique para a temporada 2014/15, vindo do Borussia Dortmund, onde atuava desde a temporada 2010/11.
Pelo time, conquistou dois títulos do Alemão nas duas primeiras temporadas, ambos sob o comando de Jürgen Klopp. Na temporada 2012/13, a equipe foi derrotada justamente pelo Bayern na final da Liga dos Campeões.
No futebol polonês, jogou pelo Lech Poznan e pelo Znicz Pruszkow.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião