O atacante polonês Lewandowski marcou o gol que classificou a seleção de seu país para a Eurocopa 2016.| Foto: Kacper Pempel/Reuters

Se Robert Lewandowski está em campo, a chance de o torcedor ver gols é grande. Tem sido assim nos últimos 20 dias, quando o atacante polonês do Bayern de Munique marcou 15 gols em seis partidas disputadas pelo clube e na seleção nacional.

CARREGANDO :)

Neste domingo (11), Lewandowski fez “apenas” um, mas o gol da vitória da Polônia sobre a Irlanda, que garantiu vaga na Eurocopa de 2016, coroou o momento vivido pelo jogador.

A fase iluminada começou em 22 de setembro, contra o Wolfsburg, pelo Campeonato Alemão. Ele não apenas foi às redes cinco vezes, como o fez em um intervalo de nove minutos entre o primeiro e o último tentos.

Publicidade

Na partida seguinte, diante do Mainz, foram mais dois. Veio o Dínamo Zagreb, pela Liga dos Campeões, e Lewandowski fez três. A vítima seguinte foi o Borussia Dortmund, seu ex-time, contra quem o goleador marcou duas vezes.

A data Fifa chegou e com ela os jogos da Polônia pelas eliminatórias para a Eurocopa. O atacante mostrou que não é dependente dos companheiros de Bayern, como Douglas Costa, Müller, Götze, entre outros.

Pela seleção, marcou duas vezes no empate com a Escócia, antes de balançar as redes contra a Irlanda. No total, foram 13 gols nas eliminatórias. Além de artilheiro desta edição, ele se tornou recordista histórico do torneio.

A Polônia, que não se classificou para a Copa do Mundo de 2014, vai à próxima Eurocopa, que será disputada na França. Se Lewandowski continuar imparável, aumentam as chances de a equipe passar da fase de grupos, feito que não conseguiu mesmo jogando em casa na última edição.

Histórico

Lewandowski chegou ao Bayern de Munique para a temporada 2014/15, vindo do Borussia Dortmund, onde atuava desde a temporada 2010/11.

Publicidade

Pelo time, conquistou dois títulos do Alemão nas duas primeiras temporadas, ambos sob o comando de Jürgen Klopp. Na temporada 2012/13, a equipe foi derrotada justamente pelo Bayern na final da Liga dos Campeões.

No futebol polonês, jogou pelo Lech Poznan e pelo Znicz Pruszkow.