O ataque terrorista ao Stade de France na semana passada durante o amistoso entre França e Alemanha fez ligar o sinal de alerta no futebol europeu. A quatro dias do clássico entre Real Madrid e Barcelona no estádio Santiago Bernabéu, o governo de Madri anunciou que a vigilância sobre os torcedores será ainda maior. O objetivo é evitar que um dos maiores clássicos da Europa sofra com atentados que como o que quase aconteceu dentro do estádio de Paris.
”Vamos examinar até os sanduíches”, disse a delegada do governo da capital espanhola, Concepción Dancausa. “Faremos o mesmo que fazemos habitualmente, mas com um controle maior. A vigilância na entrada e na saída dos torcedores será ainda mais completa”, explicou.
Dancausa pediu ainda que os torcedores que forem acompanhar o clássico colaborem com os agentes de segurança e entrem e saiam do estádio pacificamente.
“Os torcedores franceses deixaram o estádio tranquilos e cantando o seu hino nacional. Foi um exemplo. É uma questão de não se assustar e colaborar”.
Ainda não se sabe o número de policiais, médicos e seguranças privados que estarão no Santiago Bernabéu para a partida e nos arredores. Isto será definido apenas numa reunião na próxima quinta-feira entre o governo de Madri, os clubes, a polícia e os serviços municipais da capital espanhola. Em outros clássicos, esse número passou de mil, mas a tendência é que seja aumentado em função dos acontecimentos na capital francesa e o temor de novos ataques.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia