A Associação de Futebol Argentino (AFA) e o governo federal da Argentina anunciaram nesta terça-feira (11) a decisão de que as duas rodadas restantes do Campeonato Argentino serão disputadas sem a presença de torcedores visitantes. A medida é válida para todas as divisões e categorias do futebol nacional.
A decisão foi tomada após um torcedor do Lanús - Javier Gerez - morrer na última segunda-feira na cidade de La Plata, atingido por uma disparo de bala de borracha durante uma briga generalizada. De acordo com a imprensa argentina, o tiro teria sido dado por um policial. A morte provocou a interrupção da partida entre Estudiantes e Lanús, que era vencida pelo time da casa por 2 a 0.
A confusão aconteceu do lado de fora do Estádio Ciudad de La Plata. Antes, no começo do primeiro tempo, o árbitro da partida chegou a interrompê-la por alguns minutos devido aos confrontos que aconteciam na entrada da torcida do Lanús no estádio. No intervalo, chegou a notícia de que um torcedor havia morrido, o que fez com que a partida fosse cancelada.
No último sábado, o jogo entre Vélez Sarsfield e All Boys, também válido pela 17ª rodada do Torneio Final do Campeonato Argentino, acabou sendo suspenso ainda em seus primeiros minutos novamente por confrontos de torcedores com a polícia.
A decisão de proibir os visitantes foi tomada inicialmente apenas para os jogos na província de Buenos Aires, sendo posteriormente adotada em todo o país pela AFA e pelo governo federal. Assim, as duas últimas rodadas do Torneio Final serão disputadas sem a presença de torcedores visitantes.