O Flamengo assegurou a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ao derrotar o ASA, de Arapiraca, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, em Volta Redonda. O time carioca atuou desfalcado de Leonardo Moura, com cansaço muscular, Gabriel, que reclamou de dores musculares, e de Carlos Eduardo, poupado para adquirir forma física mais adequada. No jogo de ida, o Flamengo já havia vencido por 2 a 0.
Apesar da vitória, ficou mais uma vez nítida a falta de qualidade da equipe do Rio. Já com vantagem de dois gols conquistada em Arapiraca, poucos poderiam imaginar que o Flamengo entraria em campo, em casa, para administrar o resultado contra o ASA, como fez nesta quarta. A disparidade histórica e abissal entre os dois clubes de futebol não prevaleceu.
O ASA foi até melhor em boa parte do primeiro tempo e quase se aproveitou de erros do Flamengo para marcar. Enquanto isso, a torcida assistia quase que passivamente à atuação do Rubro-Negro - talvez muitos que compraram ingresso estivessem lamentando a opção pelo jogo. Numa praça próxima ao estádio, um famoso grupo de pagode dava um show de graça e atraía muito mais gente.
Ainda assim, o Flamengo foi para o intervalo com 1 a 0, gol de Elias, após cruzamento de João Paulo. Mas na etapa final a apatia do time carioca foi mais acentuada. O ASA fazia seu papel e tentava pelo menos fazer um gol. Conseguiu, com Osmar, depois de uma boa troca de passes do ataque do time.
A torcida do Fla vaiava a equipe, tal a quantidade de erros de passe e a lentidão dos seus jogadores. O placar de 1 a 1 parecia já estar definido quando Marcelo Moreno completou boa jogada de Bruninho e decretou a vitória dos cariocas.