Dos seis jogos de ida disputados na noite desta quarta-feira (8) pela segunda fase da Copa do Brasil, nenhum time visitante venceu por dois ou mais gols para descartar o segundo confronto. Na única partida de volta, em Fortaleza, o Ceará conseguiu devolver os 3 a 0 ao ASA de Arapiraca e levou a definição da vaga para os pênaltis, mas perdeu por 4 a 3.
Apoiado por sua torcida, que foi em peso ao Estádio Presidente Vargas, o Ceará fez seus gols com Rafael Vaz, Pingo e Mota. Nas penalidades, o ASA converteu com Léo Gamalho, Pedro Silva, Osmar e Chiquinho - Tiago Garça desperdiçou ao permitir a defesa de Fernando Henrique.
Pelo Ceará, acertaram Mota, Ricardinho e Vicente, mas Pingo chutou a quarta cobrança para fora e na quinta o goleiro Gilson defendeu o chute de Rafael Vaz. Na terceira fase, o ASA vai enfrentar o Atlético-GO, primeiro time a se garantir na próxima fase, ao bater o Cianorte por 3 a 1 fora de casa na semana passada.
Enquanto o ASA avançava, Bahia e Sport perdiam seus jogos fora de casa, pelo mesmo placar de 2 a 0. O Rubro-Negro pernambucano sofreu gols de Jean Carioca e Rodrigo Silva na derrota para o ABC em Natal. Agora vai ter de fazer três gols de diferença na volta, dia 22, na Ilha do Retiro, para avançar na competição.
O Tricolor baiano ficou na mesma situação ao perder paea o Luverdense, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. O time da casa tirou vantagem da equipe mista do Bahia - titulares foram poupados para a decisão do Estadual - e venceu por 2 a 0, com gols de Tozim e Marcelo Maciel.
O Paysandu esteve perto de descartar o jogo da volta ao vencer por 1 a 0, gol de Rafael Oliveira, o Naviraiense, no Mato Grosso do Sul. Na volta, dia 15, em Belém, o time paraense joga por um empate.
Quase fora da disputa do Estadual, o Fortaleza segurou o empate por 1 a 1 com o Confiança, em Aracaju, e está a um empate sem gols na volta, dia 22, para entrar na próxima fase da Copa do Brasil.
No interior do Paraná, Arapongas e Figueirense ficaram no empate sem gols. Em Santa Catarina, o Santos marcou no finalzinho com o zagueiro Durval e venceu o Joinville por 1 a 0.