O Atlético de Madrid é o campeão da Liga Europa. O time da capital espanhola bateu o Athletic Bilbao por 2 a 0, nesta quarta-feira (9), em final disputada em Bucareste, na Romênia. No duelo particular entre os técnicos argentinos, Diego Simeone levou a melhor sobre Marcelo Bielsa.
O atacante Falcao Garcia foi o grande destaque na decisão da temporada 2011/12 do segundo principal torneio de clubes do Velho Continente. Ainda no primeiro tempo da final, o colombiano balançou a rede duas vezes, aos 6 e 33 minutos, o que rendeu uma bela vantagem ao Atlético. Com 12 gols, ele terminou como artilheiro da competição.
O Bilbao, que se destacou pelo futebol ofensivo demonstrado na disputa, buscou a recuperação ao longo da partida, mas não conseguiu criar muitas chances reais de gol. Perto do fim da partida, aos 40 min da etapa final, o meia brasileiro Diego marcou o gol do título da equipe de Madrid.
Este é o segundo título do Atlético de Madrid na Liga Europa. Em 2010, o time espanhol bateu o Fulham na final. No elenco campeão deste ano, além de Diego, o time conta com os brasileiros Miranda e Filipe Luis.
O jogo
Na sexta final entre equipes espanholas em competições europeias - um recorde -, o Atlético de Madrid praticamente não deu chances ao bom time do Athletic Bilbao, ao abrir o placar logo aos seis minutos. Numa linda jogada individual, Falcao Garcia driblou um zagueiro na área e chutou colocado, com a perna esquerda, no ângulo oposto, sem chance de defesa para o goleiro Gorka Iraizoz.
Quando o Athletic Bilbao começava a se recuperar do susto pelo gol sofrido logo no começo da partida, Falcao Garcia voltou a brilhar. Aos 33 minutos, ele recebeu a bola dentro da área, de costas para o gol, e deu um lindo drible no zagueiro adversário, que ficou caído no chão. Depois disso, o atacante colombiano só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes, fazendo 2 a 0.
Mesmo atordoado pela atuação decisiva de Falcao Garcia, o Athletic Bilbao lutou bravamente e conseguiu equilibrar as ações na final. Não teve, porém, forças para marcar o gol. Assim, o Atlético de Madrid ainda fez o terceiro. O atacante colombiano chegou perto, ao mandar a bola na trave aos 34 minutos. Mas quem marcou foi Diego, que, já aos 40, se livrou marcação e tocou no canto do goleiro.
Além de frustrar o sonho de título inédito do Athletic Bilbao, o Atlético de Madrid já se coloca entre os maiores campeões da história da Liga Europa (incluindo os anos em que a competição, criada em 1971, ainda se chamava Copa da Uefa). Agora com duas conquistas, o time espanhol está atrás apenas de Juventus, Liverpool e Inter de Milão, que ganharam três vezes cada um.
Veja como foi a transmissão interativa da final da Liga Europa:
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo