O Atlético de Madrid garantiu nesta quarta-feira (8) a classificação direta para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa ao ganhar fora de casa do Celta por 3 a 1, na abertura da 35.ª rodada do Campeonato Espanhol. Com o resultado, assegurou matematicamente ao menos a terceira colocação - por isso não precisará disputar a fase preliminar da competição continental.
Agora, os colchoneros aparecem com 72 pontos e não podem mais ser alcançados pela Real Sociedad, que ocupa o quarto lugar, com 58, e ainda luta pela vaga na fase preliminar - é ameaçada por Valencia e Málaga. O time da capital será, junto com o líder Barcelona e o segundo colocado Real Madrid, um dos três representantes do futebol espanhol na fase de grupos da Liga dos Campeões.
No jogo desta quarta em Vigo, todos os gols saíram no segundo tempo. Diante de um adversário cada vez mais perto do rebaixamento - o Celta é o penúltimo colocado, com 31 pontos -, o Atlético de Madrid abriu 2 a 0 com Diego Costa, aos dois minutos, e Juanfran, aos 21. O time da casa ainda descontou com Augusto Fernandez aos 39, mas o colombiano Falcao Garcia fechou a vitória colchonera aos 41.