O time sub-23 do Atlético abre a rodada derradeira do primeiro turno do Paranaense hoje sob o risco de terminar a parte inicial do Estadual na zona do rebaixamento. Com três pontos a mais que o Cianorte, o primeiro na ZR, o Rubro-Negro precisa ter um bom desempenho a partir das 15h30, contra o Operário, no Janguito Malucelli, para não passar o domingo secando os adversários.
Diante da tabela da última rodada, é melhor o Atlético, atual nono colocado, garantir-se sozinho do que depender de outros resultados de amanhã. Isso porque o Rio Branco, que vem logo abaixo, enfrenta o Arapongas, em casa, empolgado após vencer fora o Paranavaí por 3 a 0. Já o Cianorte, apesar de ser visitante, jogará contra o Nacional, que só conseguiu um ponto em dez jogos, justamente no empate com o Rubro-Negro.
O retrospecto do Paranaense do ano passado também serve de alerta para o time atleticano. O Roma Apucarana acabou o primeiro turno de 2012 com os mesmos 11 pontos que o Furacão soma hoje e acabou rebaixado. Por outro lado, o Operário, adversário desta tarde, terminou o turno inicial com 9 pontos e fez a terceira melhor campanha da segunda parte do campeonato, encerrando a competição em sexto lugar.
A favor do Atlético hoje pesa o momento ruim do Fantasma. Em uma semana o time de Ponta Grossa viu a saída do técnico Lio Evaristo, briga entre jogadores, ameaças a jornalistas e a contratação do treinador Paulo Turra, que hoje deve assistir a partida dos camarotes. Já o Furacão, apesar da derrota na Atletiba, chega com moral por causa do desempenho no segundo tempo do clássico.
Resta saber se este embalo chegará ao técnico Arthur Bernardes, muito criticado pela torcida atleticana. Com 45 jogadores no elenco sub-23, o treinador pode promover a estreia do meia-atacante Jean Chera, 17 anos, contratado recentemente. No entanto, Pablo e Junior de Barros são candidatos mais fortes para ocupar o lugar de Ricardinho, transferido para o Figueirense. Em entrevista para a TV oficial do clube, Bernardes prometeu "um time agressivo".
Completa o cenário do jogo desta tarde a arbitragem de Adriano Milczvski. Depois de duas rodadas sem apitar após o polêmico jogo entre J. Malucelli e Paraná, quando o Tricolor reclamou de quatro pênaltis não marcados, o juiz volta à cena na tarde de hoje.
Mercado
O Atlético confirmou ontem a contratação do lateral-direito Jonas, ex-Coritiba e Vasco. Já os atacantes Taiberson e Tiago Adan, emprestados até o final de ano para o América-RN, já treinam em Natal.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas