Adriano chega ao CT do Caju inicialmente apenas para treinar e recuperar a forma física| Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM

A notícia estourou nesta segunda-feira (2): o atacante Adriano está a caminho de Curitiba para treinar no Atlético - chegou no fim da tarde ao CT do CAju. Inicialmente, o jogador viria apenas para recuperar a forma física. Mas a possibilidade de acertar um contrato com o Furacão não está descartada.

CARREGANDO :)

Diante da possibilidade de o polêmico Imperador vir para o Furacão, a Gazeta do Povo levantou cinco pontos positivos e cinco negativos de uma possível contratação do atacante:

Adriano poder ser uma aposta boa porque...

Publicidade

1 -...a última chance de tantas que o Imperador já teve após cada confusão em que se metia pode ser no Atlético. Aos 31 anos, será difícil algum clube de porte dar essa chance novamente ao atacante. Portanto, se Adriano realmente estiver motivado a retomar a carreira, o Atlético pode se valer muito disso em campo.

2 -...experiência não falta ao Imperador, apesar de todos os problemas da carreira. Adriano é um atacante consagrado. Teve uma passagem boa pela Inter de Milão principalmente nas temporadas de 2004-2005 e 2005-2006, quando ganhou o apelidado de Imperador e liderou o Flamengo no título brasileiro de 2009. Pela seleção, jogou a Copa de 2006 ao lado de Ronaldo e foi o artilheiro e o melhor jogador da Copa América de 2004 e na Copa das Confederações de 2005, ambas as vezes vencendo a Argentina na decisão. .

3 -...o valor da negociação pode ser baixo para o Atlético, em se tratando de um jogador com o currículo como o de Adriano. O atacante não tem muito poder de barganha para negociar salários milionários pela enorme lista de problemas extra-campo que causou nos clubes onde jogou. Além disso, está há quase dois anos sem jogar - a última vez foi em março do ano passado, ainda pelo Corinthians. Logo, o Atlético pode ter um matador experiente a um preço que se enquadre no padrão salarial do clube.

4 -...recuperação de jogadores não é novidade no Atlético. Quando chegou ao Furacão, Washington tinha acabado de fazer uma cirurgia delicada no coração. O clube bancou o tratamento do Coração Valente, que ficou seis meses no CT do Caju sem receber salário em 2003 e, no ano seguinte, virou artilheiro do Brasileiro, quando o Rubro-Negro foi vice-campeão. Em 2012, o clube teve participação decisiva na recuperação do goleiro Rodolfo, suspenso por antidoping por consumo de cocaína. O clube bancou o tratamento de dependência química do goleiro. Os dois casos indicam que há possibilidade de fazer com que Adriano volte à sua melhor forma no CT do Caju.

5 -...o marketing do clube pode emplacar se Adriano emplacar. O Furacão pode ganhar repercussão até internacional por ter recuperado um jogador talentoso, mas problemático. A possibilidade é grande também de o Imperador cair nas graças da torcida se jogar tudo o que sabe na Arena da Baixada, o que pode alavancar ainda mais a adesão ao sócios-torcedores .

Publicidade

Adriano poder ser uma aposta ruim porque...

1 -...os problemas extra-campo podem ser um grande elemento para prejudicar o rendimento de Adriano. Baladas e consumo excessivo de álcool pesam contra o Imperador. Quando jogou em clubes de fora do Rio, o atacante também costumava se ausentar dos treinos para visitar amigos e a família na Vila Cruzeiro, comunidade onde foi criado na capital fluminense.

2 -...a forma física do Imperador está longe do ideal. Adriano está há quase dois anos sem jogar – a última partida foi no dia 4 de março de 2012, ainda pelo Corinthians. O Imperador também tem tendência a engordar e os excessos na alimentação e no álcool só pioram essa situação.

3 -...o tornozelo impediu Adriano de jogar pelo Corinthians e pelo Flamengo em 2012. Ainda no Timão, o atacante passou por uma cirurgia no tendão de Aquiles e, como faltou em 67 sessões de fisioterapia, segundo o clube, teve de fazer uma segunda cirurgia em 2012, já no Flamengo. Pelo clube carioca, nem chegou a jogar também por não ir às sessões de tratamento. Resta saber se o tornozelo está totalmente recuperado. 4 -...a concorrência no ataque será grande para Adriano se tornar titular. A dupla Marcelo e Éderson encaixou muito bem no Furacão. O primeiro foi eleito a revelação do Brasileiro na eleição da CBF. O segundo é o artilheiro do Brasileirão e está na equipe escalada pela CBF dos melhores jogadores do Brasileiro. Além dos dois, Adriano brigará com Dellatorre, Roger, que entraram bem quando requisitados pelo técnico Vagner Mancini, além de Douglas Coutinho, revelação do sub-23 no Paranaense.

5 -... a mídia fará marcação cerrada no Imperador em Curitiba. Qualquer deslize do atacante fora de campo pode virar uma manchete negativa nos jornais, o que pode abalar seu lado emocional nas partidas e representar uma propaganda negativa para o Furacão.

Publicidade