Desfeita a possibilidade de reunir até quatro concorrentes, as eleições no Atlético estão polarizadas de vez. No dia 12 de dezembro (sábado), na Baixada, os sócios do Rubro-Negro escolherão entre apenas duas chapas: CAPGigante, representando a situação, e Atlético de Novo, pela oposição.
Há 20 anos no comando do Furacão (exceto entre 2009 e 2011), o atual presidente, Mario Celso Petraglia, segue como figura central na corrida eleitoral. E embora seja candidato ao Conselho Deliberativo, e não ao Administrativo, o cenário indica um duelo entre “petraglistas” e “não petraglistas”.
Divisão em duas correntes confirmada nesta quinta-feira (26). Graças ao anúncio da união de Paulo Rink com a Atlético de Novo, desistindo de lançar a Mais Atlético. E a saída da disputa de Judas Tadeus Grassi Mendes e José Carlos Farinhaki, do Movimento Atleticano.
Pela Atlético de Novo, o empresário João Alfredo Costa Filho é o candidato ao Conselho Administrativo, com o advogado Henrique Gaede para o Deliberativo. Na CAPGigante, o médico Luiz Sallim Emed concorre ao Administrativo, com Petraglia indicado para o Deliberativo.
“O grupo Atlético de Novo foi formado há mais de quatro anos e sempre estivemos abertos à unificação das oposições, a vantagem eleitoral é nítida quando se consegue unir e não dividir votos. Mas nossa preocupação era unir propostas e não destinar cargos”, comenta Gaede.
A aproximação inicial ocorreu com a chapa Democracia Atleticana, do empresário Nadim Andraus. Judas Tadeu Grassi e o ex-presidente do Furacão, José Carlos Farinhaki, integrantes do grupo, ficaram pelo caminho e prometiam inscrever uma chapa nova – o que não se confirmou.
Finalmente, o ex-jogador e vereador Paulo Rink (PR) também aderiu: “O princípio de unificação é colocar o Atlético com os atleticanos. Estou à disposição do clube e não temos nada conversado sobre cargos. Queremos uma gestão voltada para o futebol”, disse.
Para o candidato da CAPGigante, Luiz Sallim Emed, a concentração dos oposicionistas foi eleitoreira: “Juntou pessoas muito diferentes, considero um risco. Não se pode dar um pedaço para cada um porque você perde a unidade. O objetivo é apenas ganhar a eleição”.
Chapa de oposição do Atlético cogita entrar na Justiça para barrar grama sintética na Arena
Leia a matéria completaO prazo para a inscrição das chapas é até o dia 2 de dezembro (quarta-feira), às 18 horas. Nesta sexta-feira (27), às 18 horas, o Atlético fará a divulgação no site oficial dos associados com direito a voto – especula-se que o colégio eleitoral abrigue aproximadamente 10 mil votos.
A eleição será realizada em urnas eletrônicas, emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O associado vota na chapa para o Conselho Deliberativo que, indica os membros do Conselho Administrativo, já previamente definidos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior