Talvez Héracles não esteja na lista dos grandes laterais-esquerdos do Atlético. Mas nem por isso ele deixou de fazer história. Está na fase final da longa recuperação de uma grave lesão no joelho esquerdo que quase lhe abreviou a carreira. Ele está prestes a retomar a rotina no CT do Caju, após passagem rápida pelo Avaí.
Em Santa Catarina, Héracles, de 22 anos, quase perdeu a perna esquerda após uma entrada imprudente do zagueiro Graxa, do Bragantino, no dia 26 de outubro de 2013. O defensor ergueu demais a perna e acertou dois dedos abaixo do joelho esquerdo de Héracles.
"Foi uma das lesões mais graves que já testemunhei. Fui o primeiro a chegar no vestiário e vi o Héracles aos prontos", lembra o então diretor de futebol do Avaí, Júlio Rondinelli. "Foi um sentimento de revolta muito grande", emendou. Ainda no vestiário, o dirigente ligou para o presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, e minutos depois Héracles partiu para Curitiba de ambulância.
Terminava ali a passagem de Héracles pelo Avaí e começava seu drama pessoal. Os primeiros exames indicaram rompimento de três ligamentos do joelho (os dois cruzados e o colateral medial). A gravidade da situação fez com que a família temesse o pior Héracles corria o risco de perder a perna.
A situação delicada fez com que o Atlético acionasse o médico René Abdalla, de São Paulo, especialista no tema. Operado com sucesso na capital paulista, faltava o passo 2: a recuperação.
Para não desanimar, o lateral buscou ajuda de colegas que passaram pelo mesmo sofrimento. Ganhou o apoio incondicional do atacante Maykon Leite, ex-companheiro de Atlético que defendeu o Atlas do México no ano passado e pode retornar ao Palmeiras. "Ele se inspirou muito no Maykon Leite. Teve uma lesão parecida com a dele e também falavam que ele nunca mais jogaria", conta Tiago Silva, empresário de Héracles.
Da lesão no joelho Héracles está recuperado. Apesar de um edema ósseo no tornozelo ainda lhe incomodar, o lateral se reapresenta dia 5 com todo o elenco atleticano. "Ele está se sentindo muito bem e já consegue dobrar o joelho todinho", afirma Silva.
Com contrato com o Atlético até 2016, o destino do jogador será determinado após os exames de pré-temporada. Pode ficar. Ou recomeçar mais uma vez.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião