Atleticanas
Sub-23
Enquanto o time principal do Furacão estreia hoje na Marbella Cup, na Espanha, o sub-23 voltará a campo já na próxima quarta-feira, diante do Paranavaí, às 16h30, no Janguito Malucelli. Para este confronto, o técnico Arthur Bernardes poderá contar com o atacante Pablo, que ficou fora da vitória sobre o Cianorte, suspenso pelo terceiro amarelo. "Espero que todos os atletas estejam recuperados para a próxima partida. Peço a confiança dos torcedores, porque estamos trabalhando forte para conseguir as vitórias", declarou o treinador, ao site oficial do Furacão.
Iluminado
O Ecoestádio Janguito Malucelli já conta com os quatro postes de iluminação, com apenas um ainda sem os refletores instalados. A expectativa é de que o sistema seja inaugurado em uma partida do dono do estádio, J. Malucelli, contra o Paraná, no dia 13. A partir daí, o Atlético também poderá mandar as suas partidas no local à noite.
O time principal do Atlético começará na Europa uma temporada que tende a ter um calendário digno do Velho Mundo. Hoje o Rubro-Negro estreia na Marbella Cup, às 10h30 (de Brasília), contra Ludogorets Razgrad, o atual campeão búlgaro. O torneio ocorrerá em Málaga, na Espanha.
A tendência de uma temporada com um menor número de jogos foi confirmada pela diretoria atleticana, que afirmou pretender disputar todo o Paranaense com o time sub-23. Com isso, a equipe principal fará no máximo 54 partidas no ano, caso dispute Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana (dependendo dos resultados da Copa do Brasil). Números parecidos com os de times europeus.
O Bayer de Munique, finalista da última Liga dos Campeões, por exemplo, fez 55 jogos na última temporada. Um diferença grande para os clubes brasileiros que mais atuaram em 2012: São Paulo, Coritiba, Palmeiras, Corinthians e Santos, todos com mais de 70 jogos. No ano passado, o Atlético fez justamente 70 partidas.
Na conta do máximo de jogos do Furacão no ano, a Marbella Cup, um torneio amistoso, não é considerada. Se vencer o campeão búlgaro, o Atlético enfrentará no dia 7 o vencedor de Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Otelul Galati (Romênia). Já se for derrotado na estreia, o Rubro-Negro enfrentará o perdedor da partida citada.
Na terceira rodada, dia 10, o jogo será contra um time da outra chave, que pode ser o polonês Lech Poznan, o geórgio Kutaisi ou os romenos Rapid Burareste e Dínamo Bucareste. Além dessas partidas, o Furacão ainda fará dois amistosos em território espanhol contra equipes romenas. No dia 9, o adversário será o Cluj, o atual campeão do país. Já no dia 12, o oponente será o Dínamo Bucareste. O retorno ocorrerá no 14.
Em entrevista ao site oficial do Atlético, já que segue proibido de falar com a imprensa, o técnico Ricardo Drubscky lembrou a importância da competição para testar o elenco. "O que podemos medir de treinamentos e jogos-treinos é uma visão boa, porém ainda parcial", admitiu. "Os confrontos que teremos na Espanha contra equipes do Leste europeu darão um parâmetro melhor da performance competitiva da nossa equipe", completou o treinador, que não terá o meia Paulo Baier. O atleta veterano não viajou por causa de dores no púbis.
Caso mantenha o cronograma de não disputar o Estadual, o time principal só fará sua estreia na Copa do Brasil, no mínimo no dia 3 de abril (a CBF deve confirmar hoje as datas da primeira fase). O clube não revelou o que fará com seus jogadores neste um mês e meio entre a volta da Espanha e o começo do torneio, mas a tendência é de que novos amistosos sejam marcados.