Com quatro derrotas e apenas uma vitória nas últimas cinco partidas da Série A, o Atlético atravessa um momento crítico na competição, mas com um cenário, em teoria, positivo para a busca da redenção até o final do primeiro turno.
Dos próximos cinco adversários atleticanos, três estão abaixo da equipe de Milton Mendes, atual 8.ª colocada, na tabela de classificação: Chapecoense (9.º), na Baixada, pela 14.ª rodada; Avaí (13.º) e Flamengo (15.º), fora de casa, pela 15.ª e 18.ª rodadas, respectivamente. E tem sido exatamente contra oponentes inferiores em número de pontos que o Atlético conquistou a maior parte de seus triunfos na disputa.
Dos atuais 19 pontos do Furacão, 13 foram somados contra equipes que estão abaixo na tabela — vitórias contra Internacional (12.º), Joinville (20.º), Figueirense (14.º), Vasco (19.º) e empate contra o Coritiba (18.º). Apenas contra Goiás (16.º) e Ponte (10.º) o Furacão não fez valer o melhor posicionamento na tabela para crescer no torneio.
Já contra oponentes que estão acima na disputa, o retrospecto é inferior. Foram cinco jogos contra times com melhor pontuação: no total, o Atlético acumulou três derrotas e duas vitórias. Em compensação, a equipe triunfou contra o atual líder, Atlético Mineiro, na 3.ª rodada e contra o São Paulo, atual 5.º colocado, pela 10.ª rodada. Ambos os sucessos na Baixada.
E foi derrotada por Grêmio (7.º), Corinthians (3.º) e Fluminense (2.º). Os dois últimos duelos, por sinal, nas duas rodadas mais recentes do Brasileirão.
Em busca dos primeiros passos no caminho para a volta por cima, o Furacão volta a campo no próximo domingo (18), quando recebe a Chapecoense, na Baixada, às 11 horas.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião