A final da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Grêmio deixa aberta a possibilidade do Brasileirão ganhar mais uma vaga para a Libertadores. E o Atlético se beneficiou do duelo entre mineiros e gaúchos, que começam a decidir o título do mata-mata nacional nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte. A volta será na próxima quarta-feira (30), em Porto Alegre.
TABELA: veja a classificação do Brasileiro
Com chance real de G7, o Furacão vê suas chances matemáticas aumentarem de 68% para 78%, segundo o matemático Tristão Garcia. “São muitas possibilidades. Os números representam as chances reais dos clubes se classificarem para a Libertadores. No caso de Atlético-MG e Grêmio na Copa do Brasil, é 50% de chance de título para cada lado”, explica Garcia.
O Galo já está classificado para a Libertadores e se for o campeão da Copa do Brasil, automaticamente o 7º colocado no Brasileirão garante vaga no torneio continental.
Confira as chances de rebaixamento e Libertadores
Leia a matéria completaJá o Grêmio é o 8º na Série A e ainda pode ficar entre os seis primeiros colocados na competição por pontos corridos. A tabela ajuda o time gremista, que enfrenta Santa Cruz (fora) e recebe o Botafogo (casa), nas últimas duas rodadas. O Tricolor gaúcho tem 70% de chances de ir à Libertadores contando que o clube disputa a vaga nas duas competições.
Já o Atlético é o 5º colocado, com 55 pontos. Caso vença o Corinthians, sábado (26), às 21h, na Arena corintiana, pela penúltima rodada do Nacional, o Rubro-Negro estará matematicamente classificado para a Libertadores. O empate ou a derrota para os paulistas deixa a disputa da vaga a última rodada, contra o Flamengo, domingo (4), na Arena da Baixada.
As chances de Libertadores aumentaram também para os concorrentes diretos do Furacão com a final da Copa do Brasil. O Botafogo tem 81% de chances, enquanto Corinthians pulou para 56%. Já a Chapecoense tem 15% de chances, pois ainda pode se classificar via Brasileirão ou pela Copa Sul-Americana. Os catarinenses estão na semifinal e pleiteiam a vaga na decisão nesta quarta-feira (23), contra o San Lorenzo. O primeiro jogo na argentina terminou 1 a 1.
Deixe sua opinião