O Atlético fez valer a decisão de priorizar a Copa Sul-Americana. Mal estreou, já encaminhou a classificação às oitavas de final da competição que classifica à Libertadores.
Com gols do atacante Walter, que só jogou 45 minutos na última rodada do Brasileiro (empate com Santos), e de Douglas Coutinho, o time derrotou o Joinville por 2 a 0 nesta quinta-feira (20), em Santa Catarina. Agora, avança às oitavas de final até com derrota pelo placar mínimo no jogo de volta, na próxima quinta (27), às 21h15, na Arena da Baixada.
“Muito bom [o resultado]. O primeiro tempo terminou 2 a 0 e o segundo vai ser na quinta”, alerta Walter, que garante que o time não vai abrir mão da Série A, onde está a três pontos do G4. “Com jogos na quinta e domingo é mais difícil, mas nosso time tem grupo”, defende o camisa 18, que dedicou o gol ao presidente Mario Celso Petraglia, que o abraçou na zona mista após a partida.
Com força máxima – Hernani, Nikão e Sidcley começaram no banco de reservas por opção do técnico–, o Furacão teve atuação segura contra o mistão do penúltimo colocado do Brasileiro, que iniciou com apenas cinco titulares.
Em um contra-ataque, Walter aproveitou cruzamento de Eduardo, se antecipou ao goleiro e fez o primeiro, aos 43 minutos.
Normalmente titular, Nikão entrou após o intervalo, na vaga de Hernández. E foi dele a cobrança de escanteio que resultou no gol de Coutinho, de cabeça, aos 25 minutos. O avante chegou a marcar outra vez, na etapa inicial, mas usou a mão e recebeu cartão amarelo.
Milton Mendes só não contava com duas lesões. No começo da partida, o lateral-esquerdo Alan Ruschel se machucou sozinho e foi substituído por Sidcley. O zagueiro Vilches também sentiu e deu lugar a Gustavo.
Se avançar no torneio continental, que dá R$ 7,8 milhões ao campeão, o Rubro-Negro enfrentará na fase seguinte o vencedor do confronto entre Brasília e Goiás. O primeiro jogo, na capital de federal, terminou sem gol.
No próximo domingo (23), porém, o Atlético volta as atenções ao Nacional. Fora de casa, às 16 horas, vai até o Beira-Rio encarar o Inter.
Chave do Jogo
Velocidade. O jogo com posse de bola equilibrada e dificuldades na troca de bola no meio de campo foi decidido pela movimentação rápida para chegar à meta. Para abrir o placar, o Atlético dependeu da jogada corrida.
Gols
0x1 – 43 min.: Eduardo cruza na medida pela direita, Walter não desperdiça e, na pequena área, abre o placar.
0 x 2 – 25 min.: Após cobrança de escanteio de Nikão, Douglas Coutinho sobe sozinho e amplia para o Furacão.
Craque
Walter
Além de abrir o placar na primeira bola que recebeu na área, o atacante também participou dos melhores ataques do Furacão.
Bonde
Mário Sérgio
Com o maior número de passes errados da partida, o lateral-direito do Joinville teve dificuldades para fazer a ligação das jogadas.
Guerreiro
Douglas Coutinho
O meia-atacante serviu como referência para o trabalho da intermediária do Furacão e marcou o segundo gol atleticano.
Próximos Jogos
Joinville: Fluminense (Casa, Brasileiro) Atlético (Fora, Sul-Americana), Palmeiras (Fora, Brasileiro)
Atlético: Internacional (Fora, Brasileiro), Joinville (Casa, Sul-Americana), Goiás (Casa, Brasileiro)