A chegada do ex-técnico Antônio Lopes criou uma nova força no departamento de futebol do Atlético. Apesar do superintendente do Furacão, Dagoberto dos Santos, ter entre as suas funções a de coordenar todo o setor, o Delegado já deixou claro que será o elo entre os jogadores e comissões técnicas com a presidência.
Essa relação no departamento, que inclui ainda o diretor Jorge Andrade, ainda não está completamente clara dentro do Rubro-Negro. Às vezes nem mesmo a assessoria de imprensa do clube consegue especificar o famoso "quem manda em quem". Procurado pela reportagem, Dagoberto dos Santos apenas disse que todos trabalham em conjunto no departamento de futebol e que tudo será especificado no site oficial do clube.
No entanto, Lopes já deu a entender que participará de todas as decisões relacionadas ao futebol atleticano, incluindo a vinda de reforços. Nesta semana, o dirigente declarou, em entrevista à rádio Banda B, que "ainda não fomos atrás de contratações, estamos esperando a reapresentação do elenco e analisando a questão dos jogadores que estão acabando seus contratos. Depois disso vamos em busca de reforços".
Apesar do organograma (ver infográfico abaixo), nenhuma aquisição foi anunciada até o momento a equipe se apresentou na quinta-feira.
Procurado pela reportagem, o Delegado disse que só poderia falar com autorização do departamento de comunicação do Atlético. Após a solicitação aos responsáveis, a resposta foi que "todas as informações e declarações do diretor de futebol Antônio Lopes podem ser obtidas através das fontes oficiais".
Enquanto isso, o Furacão segue trabalhando nos bastidores. Uma peça importante nesta engrenagem é Jorge Andrade. Como diretor do departamento de futebol, o profissional, que chegou em setembro do Internacional, tem um importante papel na busca por novos atletas.
"Venho para tratar das questões de relacionamento com o mercado, de avaliações de jogadores, de parcerias nacionais com centros de treinamentos e para estar junto tocando o departamento de futebol", disse o dirigente assim que chegou ao Furacão.
Abaixo desse trio de diretores estão as comissões técnicas do Furacão. No comando do time principal está Ricardo Drubscky. Efetivado após liderar o Atlético na volta para a Primeira Divisão no ano passado, o treinador voltou ao trabalho ontem, mas ainda sem a notícia de um reforço para esta temporada. Ao seu lado deve seguir o ex-lateral-direito Alberto.
Com o fim do time sub-20 no ano passado e a criação da equipe sub-23, o grupo que irá iniciar o Estadual deste ano começou a ser formado. Algo que ganhou ainda mais importância com a contratação recente de Arthur Bernardes. Com quase 25 anos de carreira, o técnico tem passagem pelo futebol de Portugal, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Angola. Existe, inclusive, a possibilidade de ele comandar a equipe sub-23 durante todo o Paranaense.