Os vexames do Atlético no ano que deveria ser o do futebol no clube parecem nunca terminar. Depois da participação no Torneio da Morte no Paranaense, brigando para não ser rebaixado, o Furacão conseguiu ser eliminado na Copa do Brasil, nesta quarta-feira (6), pelo Tupi-MG, equipe da Série C do Brasileiro. Resultado que gerou novas vaias após a partida na Arena da Baixada e críticas ao presidente do clube, Mario Celso Petraglia, com direito a pedidos de impeachment do dirigente.
Enquete: Atlético ou Coritiba, quem vai se sair melhor no Brasileiro 2015?
LANCE A LANCE: Veja como foi Atlético 2x1 Tupi
Dentro de campo, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1. O que não foi suficiente para conseguir a classificação para a terceira fase, já que no primeiro jogo a equipe mineira havia vencido por 1 a 0 e acabou classificada graças ao gol fora de casa, anotado pelo atacante Daniel Morais.
SLIDESHOW: Confira fotos da partida na Baixada
“As coisas não saíram como pretendíamos. Houve muita entrega, determinação em campo, os jogadores tentaram de todas as maneiras o gol que faltava, mas infelizmente não conseguimos”, lamentou o técnico Milton Mendes. “Tivemos 80% de posse de bola, 14 finalizações e eles tiveram duas e fizeram o gol. Parabéns ao Tupi, que passou de fase e nós vamos começar a nossa caminhada no Brasileiro”, resignou-se.
Com a eliminação na Copa do Brasil, o Atlético não conseguiu a sonhada trégua com a torcida para começar o Nacional no próximo domingo (10), contra o Internacional, em casa. Houve até gritos de “não é mole não, teto retrátil é o dez do Furacão”.
Algo que Mendes tentou evitar antes da partida, deixando Bady, Léo Pereira e Paulinho Dias, que estão na mira da torcida, fora, e colocando o zagueiro Kadu, o meia Felipe e o atacante Damasceno em campo. O último abriu o placar logo aos 18 minutos, mas Daniel Morais, aos 29, empatou em um golaço de fora da área.
No segundo tempo, o Atlético pressionou e brilhou a estrela do atacante Walter, que fazia a primeira partida com a camisa rubro-negra na Baixada. Aos 15 minutos, após o cruzamento de Eduardo, o atacante fez de cabeça. Mas na sequência o Furacão não teve competência para anotar o terceiro gol .
A eliminação ainda marcou a estreia do treinador Milton Mendes na Arena. Além de perder a chance de continuar na disputa de um título nacional, o Furacão deixou de ganhar R$ 560 mil por não se classificar à terceira fase. E agora terá pela frente o Brasileiro e a Copa Sul-Americana – vaga conquistada com a eliminação na Copa do Brasil – com a torcida cada dia mais desconfiada.
Craque
Daniel Morais (Tupi)
Marcou um golaço que deu a classificação ao Tupi.
Bonde
Gustavo (Atlético)
Falhou na marcação no lance que permitiu o gol do Tupi.
Guerreiro
Walter (Atlético)
Esforçou-se principalmente no segundo tempo e ainda fez um gol.
Gols
1º tempo
1 x 0 - 18 min.: Após tabela com Felipe, Eduardo cruza e Damasceno completa para o gol.
1 x 1- 29 min.: Daniel Morais livra-se de Gustavo e chuta forte, no ângulo do goleiro Weverton.
2º tempo
2 x 1 - 15 min.: Edurdo cruza da direita para Walter fazer o primeiro gol com a camisa do Atlético.
Chave do jogo
O Atlético pressionou o suficiente para conseguir os dois gols, o que era necessário para conseguir a classificação. Mas falhou uma vez na marcação e permitiu o gol do adversário. Foi o suficiente para a eliminação.
Próximos jogos:
Atlético: enfrenta o Internacional no domingo, na Baixada, na estreia no Brasileiro
Tupi: estreia na Série C no dia 17, contra a Tombense, fora de casa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura