Jogo entre Atlético e Flamengo foi amarrado na Arena.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Com o empate por 0 a 0 com o Flamengo, na tarde deste domingo (11), na Baixada, o Atlético assegurou uma vaga para a Libertadores da América em 2017. O Furacão entra na fase preliminar e precisará superar dois duelos eliminatórios para alcançar o estágio de grupos.

CARREGANDO :)

A igualdade ocorreu após um jogo morno e com poucas oportunidades de gol para ambos os lados. André Lima teve a melhor chance para os donos da casa, aos 8 minutos da etapa inicial, em cabeçada fraca. Antes, Éverton, também de cabeça, mandou no travessão de Weverton.

TABELA: Veja como ficou a classificação final da Série A

Publicidade

“Eu quero agradecer aos companheiros. Nós temos 10 jogadores sub-20 no elenco e fomos buscar uma vaga na Libertadores. Isso mostra que o trabalho está funcionando”, comentou o volante Hernani, um dos atletas criados em casa pelo clube.

CURTA a página Atlético. Conhecemos teu valor no Facebook

A vaga veio com 57 pontos e o 6º lugar, quinta melhor campanha do Rubro-Negro no Nacional. Perde para o título de 2001, o vice de 2004, o 3º de 2013, o 4º de 1983 e o 5ª de 2010. A posição rendeu R$ 2,6 milhões ao clube, premiação oferecida pela CBF.

A Libertadores está marcada para iniciar em 1º de fevereiro e o Atlético ainda aguarda a definição de seu adversário na disputa eliminatória. O sorteio ocorrerá no dia 21 de dezembro, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

Publicidade

O resultado contra os cariocas também alçou o time ao posto de segundo melhor mandante do Brasileiro por pontos corridos. Foram 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota (Palmeiras). Aproveitamento de 84,2%, abaixo apenas do rendimento do Corinthians, campeão de 2015, que obteve 87,5%.

O desempenho quase impecável em casa provocou polêmica. Para alguns adversários, a performance se deve ao gramado sintético do Joaquim Américo, instalado no início do ano. Como visitante, foram duas vitórias três empates e 14 derrotas.

Nikão não teve muito espaço no primeiro tempo contra o Flamengo.
André Lima tenta desarmar lateral do Flamengo.
Everton do Flamengo disputa no alto.
André Lima na marcação.
Pablo disputa bola no alto.
Thiago Heleno e Hernani na marcação de Paolo Guerrero.
Everton tenta chance dentro da área.
Everton faz falta em Nikão.
Atlético quase faz na Arena.
Jogo foi morno na Arena.

Confira quem foram os destaques da partida:

Craque

Hernani

Foi o melhor meia do Furacão no jogo e também em todo o Brasileirão. Foi quem mais assustou a meta adversário com seus chutes de longa distância.

Publicidade

Bonde

Lucho González

O argentino ainda não encaixou seu futebol e ainda está sem ritmo de jogo. Foi substituído no segundo tempo para a entrada do jovem meia João Pedro.

Guerreiro

Thiago Heleno

O zagueiro mostrou ser um dos principais defensores da Série A. Foi seguro e não perdeu nenhuma dividida com os atacantes Leandro Damião e Paolo Guerrero.

Publicidade

Chave do jogo

Caldeirão lotado e homenagens para a Chapecoense

Com a Baixada cheia, os torcedores rubro-negros homenagearam às vítimas da tragédia área com a delegação do clube catarinense com um mosaico antes do jogo com os dizeres “Somos Chape”.

Cartões

Amarelo: Léo e Paulo André (Atlético); Mancuello, Alex Muralha, Jorge, Everton e Juan (Flamengo).

Vermelho: Mancuello (Flamengo), aos 40/2º.