• Carregando...
Atlético está avaliado em 181,2 milhões | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Atlético está avaliado em 181,2 milhões| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

O Atlético é o 11º clube de futebol mais valioso da América, segundo pesquisa divulgada pela revista Forbes nesta quinta-feira (4). O levantamento aponta os times que mais agregaram valor a suas marcas e patrimônios nos últimos anos, alçando-os ao posto de grandes potencias do esporte. O líder é o Corinthians e vale hoje 579,9 milhões de dólares.

O grande trunfo do Furacão é seu patrimônio. O Furacão foi avaliado em 181,2 milhões de dólares. A reforma e ampliação da Arena da Baixada para a Copa do Mundo valorizou o clube. O CT do Caju, um dos mais completos do país, também foi considerado no estudo, além da valorização da marca gerada por patrocínios e exposição.

Investidas no exterior também ajudaram. A disputa e conquista da Marbella´s Cup no início de 2013 e projetos como a parceria com a Federação Indiana de Futebol também foram levadas em conta.

"O diferencial do Atlético em relação aos demais clubes brasileiros e latinos é que o seu estádio é 100% dele. No balanço, você consegue ver a valorização que o patrimônio teve de um ano para o outro. Em termos contábeis e de valorização de marca, é muito significativo", disse à Gazeta do Povo o consultor em marketing e gestão esportiva, Amir Sommogi.

Na lista divulgada pela Forbes, o Atlético esta à frente de vários times tradicionais, como Santos (12º lugar - 170,3 milhões), Boca Juniors, da Argentina (14º - 119,8 milhões), Flamengo (17º - 91,3 milhões) e Cruzeiro (18º - 88 milhões). Entre os dez primeiros, cinco clubes são brasileiros, inclusive os três primeiros (Grêmio é o 2º colocado – 354,4 milhões – e Palmeiras o 3º – 343 milhões).

"O Brasil é referência na lista e ocupa as primeiras posições porque faturam muito mais que os adversários latinos, principalmente pelas cotas de televisão", afirmou o consultor.

Segundo Sommogi, para melhorar no ranking o Atlético precisa saber investir em marketing e na busca por patrocínios, inclusive aproveitando o resultado da pesquisa. "Renegociar o contrato com patrocinadores e o naming rights, por exemplo, são boas alternativas", sugeriu.

A soma do faturamento dos 30 clubes listados alcança 4,76 bilhões de dólares. O Real Madrid, clube mais valioso do mundo, vale sozinho 3,440 bilhões.

Confira o ranking completo da Forbes:

1. Corinthians – 579,9 milhões de dólares2. Grêmio – 354,4 milhões3. Palmeiras - 343 milhões4. Guadalajara (MEX) – 279,3 milhões5. New York Red Bulls (EUA) – 250,5 milhões 6. Internacional - 241,7 milhões 7. América (MEX) – 231,5 milhões 8. Kansas City (EUA) – 229,1 milhões 9. Los Angeles Galaxy (EUA) – 207,6 milhões 10. São Paulo – 188,4 milhões 11. Atlético – 181,2 milhões 12. Santos – 170,3 milhões 13. Santos Laguna (MEX) – 146,2 milhões 14. Boca Juniors (ARG) - 119,8 milhões 15. Deportivo Cali (COL) – 119,3 milhões 16. River Plate (ARG) - 114,5 milhões 17. Flamengo – 91,3 milhões 18. Cruzeiro – 88 milhões 19. San Lorenzo (ARG) – 82,7 milhões 20. Atlético-MG – 81 milhões 21. Seattle Sounders (EUA) – 80,6 milhões 22. Fluminense – 79,9 milhões 23. Cruz Azul (MEX) – 66,3 milhões 24. Tigres (MEX) – 65 milhões 25. Montreal Impact (CAN) - 63,7 milhões 26. Independente (ARG) – 63,3 milhões 27. Tijuana (MEX) – 63,2 milhões 28. Emelec (EQU) – 62,1 milhões 29. Columbus Crew (EUA) – 60,3 milhões 30. Monterrey (MEX) – 56,3 milhões

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]