Dono da quinta defesa menos vazada da Série A, com 14 gols sofridos em 14 jogos, o Atlético igualou seu melhor desempenho defensivo no campeonato desde 2004, quando foi vice-campeão nacional. Os números são os mais positivos do clube na “Era dos Pontos Corridos”, iniciada em 2003.
Naquela temporada, o Furacão sofreu o mesmo número de gols, mas ocupava a oitava colocação, posição inferior do que o quinto posto de 2016.
Thiago Heleno, que atuou em 12 jogos até aqui, é o defensor que mais jogou, seguido por Paulo André (7), e Wanderson (6). Além deles, Cleberson (4) e Marcão (3) também contribuíram para a marca.
“Ela é fruto do nosso trabalho. Não é um mérito só dos defensores, mas de todo o conjunto. A marcação já começa pelos nossos atacantes, lá na frente. O time também está bem compactado”, opina Wanderson, que foi contratado da Ferroviária-SP e chegou durante a competição.
A equipe treinada por Paulo Autuori também comemora outro número. Em seis jogos dos 14 duelos disputados até aqui, não sofreu gols. Ou seja, o goleiro Weverton não foi vazado em 42% dos confrontos. E quando não sofre gol, a performance do Rubro-Negro beira à perfeição.
São seis vitórias e um empate – 90% de aproveitamento. “É uma marca que nos orgulha, mas que também nos dá bastante responsabilidade”, emenda Wanderson.
Confira as partidas que o Atlético não tomou gol no Brasileirão 2016:
Atlético 1x0 Santa Cruz – 6.ª rodada
Atlético 1x0 Santos – 9.ª rodada
Chapecoense 0x0 Atlético – 10.ª rodada
Atlético 2x0 Grêmio – 11.ª rodada
Atlético 1x0 América Mineiro – 13.ª rodada
Cruzeiro 0x3 Atlético – 14.ª rodada
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião