Naming right da Arena pode vir de empresa indiana| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

O emergente futebol indiano é o novo alvo do Atlético na tentativa de rebatizar a Arena da Baixada. Desde março de 2008 sem patrocínio da empresa japonesa Kyocera, o estádio entrou na pauta dos dirigentes do clube, que no início do mês fechou parceria com a federação local. A intenção é estreitar relação com possíveis investidores.

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"Ficamos mais próximos de empresas indianas que possam investir em marketing esportivo, inclusive no naming right para a Arena, que nós ainda não fechamos", explicou o diretor de relações internacionais atleticano, Luiz Greco, ao site Máquina do Esporte.

De acordo com dados de 2013 da Câmara de Comércio Brasil-Índia, existem cinco empresas indianas entre as 300 maiores do mundo, com valor de marca combinado de quase US$ 40 bilhões.

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"O objetivo [da parceria] é criar uma relação cada vez mais próxima com um mercado que tem muito a crescer, que faz parte do Bric e que tem um futebol em ascensão", acrescentou Greco.

Em 2005, o Furacão concretizou a primeira venda de naming rights - direitos de nome - do futebol brasileiro. O acordo que transformou o Joaquim Américo em Kyocera Arena durou três anos e rendeu cerca de US$ 10 milhões para os cofres paranaenses.

Atualmente, cinco jogadores do Rubro-Negro atuam na Indian Super League (ISL): o zagueiro Erwin, o volante Guilherme Batata, os meias Bruno Pelissari e Gustavo Marmentini e o atacante Pedro Gusmão.

A parceria prevê a cessão do CT do Caju para treinamentos de atletas de base, além de cursos para treinadores indianos.